Setor público tem déficit primário de R$ 5,515 bilhões em novembro

O desempenho do resultado primário mensal foi deteriorado pelo governo central, que teve saldo negativo de R$ 5,875 bilhões

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA – O setor público brasileiro registrou um déficit primário de 5,515 bilhões de reais em novembro, o primeiro resultado mensal negativo desde março de 2010, informou o Banco Central nesta sexta-feira (28).

Com esse resultado, tornou-se praticamente impossível o cumprimento da meta de 139,8 bilhões de reais mesmo com o abatimento de 25,6 bilhões de reais estimados pelo governo.

No acumulado do ano, o superávit primário somou 82,699 bilhões de reais. Isso significa que para cumprir o objetivo ajustado, o setor público deveria obter um superávit de 31,501 bilhões de reais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O desempenho do resultado primário mensal foi deteriorado pelo governo central, que teve saldo negativo de 5,875 bilhões de reais, segundo o BC. As empresas estatais também tiveram resultado negativo, de 1,322 bilhão de reais, enquanto Estados e municípios registraram superávit de 1,682 bilhão de reais.

Com isso, os governos regionais somam 24,595 bilhões de reais de superávit primário no acumulado do ano. A meta desses entes federativos, no entanto, é de 42,8 bilhões de reais.

Em 12 meses até novembro, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,93 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Continua depois da publicidade

O BC informou ainda que o déficit nominal ficou em 21,846 bilhões de reais no mês passado, levando o acumulado no ano a 112,062 bilhões de reais. Já a dívida pública ficou em 35,0 por cento do PIB em novembro.