Entrevista

Setor elétrico ainda é melhor do que o financeiro em distribuição de dividendos, diz Gauss

Para Jorge Junqueira, sócio-fundador da gestora, bancos devem diminuir remuneração ao acionista diante da queda do PIB

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO — Otimista com a Bolsa no longo prazo, apesar do tombo recente com o coronavírus, o sócio-fundador da Gauss Capital, Jorge Junqueira, participou ontem de uma live do InfoMoney no Instagram.

Segundo ele, o setor elétrico vai continuar sendo uma opção mais defensiva na renda variável, o que não significa que ele não será afetado pela crise, porém, deve sofrer menos do que empresas de outros segmentos.

“É um setor que tem uma regulação muito forte. É possível projetar qual vai ser a remuneração das empresas e as despesas dela. A gente consegue fazer o cálculo do que seria taxa de retorno desse investimento ao longo do tempo, temos uma previsibilidade bem grande”, disse.

Segundo ele, as geradoras têm apenas uma parte de seus contratos diretos com empresas, no chamado mercado livre. E, com a redução da demanda, elas têm alguma exposição a risco.

Além disso, há uma preocupação com as distribuidoras por causa do aumento previsto na inadimplência pelo avanço do desemprego.

Já as transmissoras são as mais blindadas porque elas conectam os sistemas, e vão continuar prestando serviço e recebendo por ele mesmo na crise.

Sobre dividendos, Junqueira afirmou que o setor financeiro começou a ter uma remuneração bastante interessante principalmente no fim do ano passado, mas esse é um setor muito ligado ao PIB, que vai sofrer retração com a crise.

“Então, eu ainda acredito que o setor elétrico segue sendo mais interessante do que o financeiro em termos de dividendos”, disse o sócio da Gauss.

Entre as ações preferidas da gestora no setor elétrico estão a Taesa, a Transmissão Paulista e a CPFL. Fora desse segmento, alguns dos papéis que estão na carteira da Gauss são Vale, Marfrig, Magazine Luiza, Mercado Livre, Lojas Renner e Localiza. Assista à live acima.

Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!