Publicidade
SÃO PAULO – Nova década, velhas preocupações: o ano pode ser outro, mas as questões que atormentam os investidores ao redor do globo permanecem as mesmas – e em tempos de recuperação frente à crise, quase todas relacionam-se com a retomada econômica.
Com tantas recomendações e perspectivas a serem traçadas e repensadas, muitos passam batidos por temas que, no entanto, escondem uma complexidade aparentemente inexistente, e tomam por infalíveis falsas verdades.
Foi com o propósito de tentar desvendar algumas dessas questões que a InfoMoney entrevistou Jay Bryson, economista do Wells Fargo. Abaixo você confere as opiniões de Bryson sobre alguns tópicos discutidos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
2010 será um ano de alta da inflação mundial?
Sim e não. Contraditório? Bryson explica sua visão: “os preços devem subir com as commodities sendo negociadas a patamares mais elevados. No entanto, os índices que excluem itens mais voláteis como energia e alimentos devem, em sentido contrário, sofrer pressões negativas”.
|
“O Fed aprendeu a lição de uma Fed Funds Rate quase nula por muito tempo” |
Segundo Bryson, as projeções de continuidade de queda do dólar e os sinais de recuperação econômica devem sustentar novas altas ao mercado de commodities. Mas o desemprego ainda elevado e uma demanda ainda vulnerável devem limitar o contágio de tal valorização das cotações sobre outros itens.
Continua depois da publicidade
Seria, desta forma, lógico presumir que Bryson também não crê em apertos monetários por vir. Mas não é bem assim. “Acredito que o Fed deva começar a elevar os juros por volta do último trimestre do ano. Menos por preocupações quanto ao cenário inflacionário e mais porque ele aprendeu a lição dos impactos de uma Fed Funds Rate quase nula por muito tempo”.
O ouro quebrará novos recordes em 2010?
Tudo indica que sim. Embora não se mostre muito preocupado com a inflação – o ouro costuma ser um bom investimento defensivo em tempos de alta dos preços – Bryson aposta em novas altas para o metal neste ano.
Continua depois da publicidade
“Neste momento, o ouro vai continuar subindo com o dólar caindo. É o comportamento da moeda norte-americana que vem sustentando a valorização da onça nesses últimos meses”, explica.
|
Ouro vai continuar subindo com a contínua desvalorização do dólar |
A partir de 2011, Bryson acredita que as negociações do metal passem a se mostrar mais atreladas ao seu perfil de commodity per se, subindo no lastro da recuperação econômica e da maior demanda.
“Não me espantaria ver uma onça cotada acima dos US$ 1.500 ainda este ano”, arrisca.
A Grécia será o próximo Dubai?
Provavelmente não. Desde a moratória do fundo Dubai World há mais de um mês, não faltam especulações sobre onde estaria o próximo calote a ser decretado no mundo – a maioria delas, apontando para a Grécia. Afinal, o déficit orçamentário do país atinge alarmantes 12% de seu PIB (Produto Interno Bruto).
Mas Bryson é otimista. “O novo governo vem dando sinais de maior preocupação com a questão e já começa a implementar medidas para a redução do rombo fiscal”, afirma.
| “Dificilmente as autoridades europeias deixariam o país à deriva” |
Além disso, “em um momento crucial de recuperação como o que vivemos atualmente, dificilmente as autoridades europeias deixariam o país à deriva”.
Investir no BRIC é lucro certo em 2010?
Não. A resposta está entre uma das mais categóricas dadas por Bryson, que elenca uma série de motivos para sustentar sua argumentação. O primeiro deles é o de que crescimento econômico e retornos nos mercados nem sempre caminham juntos. “É uma relação quase sempre válida, mas que depende muito da maturidade dos mercados”, explica.
Mas o principal elemento citado por Bryson é a supervalorização dos ativos do grupo, formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos meses. “É inegável o potencial desses países, mas os múltiplos não estão atrativos e uma correção não pode ser descartada”, alerta.
| “Correções não podem ser descartadas” |
Além disso, Bryson é um tanto quanto cauteloso ao relembrar que tais economias ainda se deparam com muitos desafios.
“A Índia, por exemplo, não consegue se livrar de seus conflitos étnicos e políticos, enquanto que o Brasil tem muito o que melhorar em seu perfil fiscal”, afirma.
A China seguirá crescendo a taxas vertiginosas?
Sim. Mas Bryson alerta que analisar a economia chinesa passa muito além de atentar apenas para as estatísticas de crescimento divulgadas.
Com a demanda mundial se recuperando da crise, o país deverá manter suas expansões vertiginosas em 2010. No entanto, o crescimento deve vir acompanhado de uma inflação de mais de 4% e crescentes pressões para apreciação do yuan.
| Com crescimento dado, o foco agora deve estar no câmbio |
“De fora, os EUA e Europa devem continuar pressionando para uma valorização da moeda. Mas o novo fator em 2010 será um crescimento das pressões também no plano interno, já que um yuan mais apreciado seria uma boa ferramenta de contenção dos riscos sobre o cenário inflacionário”, explica Bryson.
Não é de hoje que o governo chinês vem recusando os clamores de adoção de um câmbio mais flexível. Até então, a grande preocupação era quanto a um impacto sobre as exportações. Mas para Bryson, a resistência demonstrada durante a crise mina a argumentação do governo, “principalmente com a solidificação da demanda interna chinesa”.
O mercado de trabalho é, de fato, o fator-chave da recuperação norte-americana?
Sim. E as projeções de Bryson são otimistas, no máximo que a situação permite.
“As grandes corporações norte-americanas, a fim de amenizarem as pressões sobre seus balanços no auge da crise, realizaram demissões massivas de funcionários. Mas o clima no mercado financeiro é hoje claramente muito melhor”, afirma.
Segundo o economista, as perspectivas de crescimento de 4% do PIB norte-americano nos próximos trimestres deverão estimular nas empresas projetos de recontratação, freando a atual trajetória ascendente do desemprego no país, cuja taxa deverá atingir seu pico no primeiro trimestre deste ano e, a partir de então, seguir tendência paulatina de queda.
| Melhora no ambiente financeiro e perspectivas de retomada econômica deverão trazer tendência de queda à taxa de desemprego norte-americana a partir do segundo trimestre |
Para Bryson, este momento será crucial para a recuperação da maior economia do mundo. “Com o desemprego caindo, não demorará muito para o norte-americano restaurar sua confiança e elevar o consumo”, prevê Bryson.
A retomada do mercado imobiliário dos EUA é motivo de comemoração?
Não raramente, bons indicadores registrados pelo mercado imobiliário norte-americano – que, por sinal, na visão de Bryson, deverá manter seus sinais de recuperação, com preços dos imóveis subindo depois de baixas históricas – são comemorados pelo mercado como a prova derradeira de que a crise ficou para trás.
Bryson concorda, mas em parte. “É verdade sim que o pior da crise ficou para trás, mas passada a poeira levantada no começo, agora começamos a perceber que o cerne do problema estava na falta de regulação financeira”, afirma, em uma visão em total acordo com discurso proferido pelo presidente do Fed, Ben Bernanke, há poucos dias.