Sentimento da zona do euro sobe pelo 3º mês seguido em novembro

Um índice separado para a Alemanha mostrou que o sentimento saltou para 9,4 ante 6,4 no mês passado

Reuters

Publicidade

BERLIM – O sentimento da zona do euro melhorou pelo terceiro mês seguido em novembro, uma vez que a oferta do BCE (Banco Central Europeu) de comprar volumes ilimitados de dívida para reduzir os custos de empréstimos de países endividados continuou a animar os investidores.

O grupo de pesquisa Sentix informou nesta segunda-feira (5) que seu índice sobre o sentimento do investidor na zona do euro atingiu -18,8 ante -22,2 em outubro, acima da expectativa em pesquisa da Reuters de -20,0.

Um sub-índice sobre o sentimento atual na zona do euro subiu para -31,3 ante -34,5, enquanto o componente de expectativas se fortaleceu pelo quarto mês seguido, para -5,5 ante -9,0.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A ausência de novas notícias negativas sobre a crise da zona do euro pode ter ampliado a confiança dos investidores”, disse o Sentix, acrescentando que o anúncio do presidente do BCE, Mario Draghi, sobre o programa de compra de títulos do banco continuou a ajudar o sentimento.

Um índice separado para a Alemanha, maior economia da zona do euro, mostrou que o sentimento saltou para 9,4 ante 6,4 no mês passado, sustentando pelo contínuo fortalecimento de suas exportações e crescente otimismo sobre as perspectivas para as maiores economias do mundo, Estados Unidos e China.

Tanto os investidores institucionais quanto privados na Alemanha estavam mais otimistas do que no mês anterior, disse o Sentix.