Agenda

Semana termina com divulgação do IBC-Br e de índices da indústria nos EUA

Na Europa, destaque para a Sondagem de Serviços PMI e a Sondagem Industrial PMI

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Confira a agenda dos principais indicadores desta sexta-feira (14). No Brasil, o destaque fica com o IBC-Br, que é o índice de atividade econômica divulgado pelo Banco Central mensalmente. Enquanto isso, nos EUA, o mercado fica atento para os dados da indústria no país, com os indicadores de produção do setor e de capacidade utilizada. Por fim, na Europa, teremos a Sondagem de Serviços PMI e a Sondagem Industrial PMI.

– Agenda no Brasil

08h30 – IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) – Outubro – O índice constitui em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços.

 – Agenda nos EUA

11h30 – CPI – Novembro – O Consumer Price Index é o índice de preços ao consumidor considerando uma cesta fixa de bens e serviços, calculado pelo Departamento de Trabalho norte-americano.

11h30 – Core CPI – Novembro – Responsável pela mensuração dos preços ao consumidor, com exceção dos custos relativos à alimentação e energia. Este é o indicador de inflação mais acompanhado pelo mercado financeiro, visto que o mesmo exclui itens considerados muito voláteis.

12h15 – Industrial Production – Novembro – Cuidadosamente acompanhado pelo Fed, o índice de produção industrial avalia o produto das fábricas e minas dos Estados Unidos.

12h15 – Capacity Utilization – Novembro – Relatório que denota a capacidade industrial utilizada nos EUA. Investidores estão atentos ao número pois, se as empresas estão operando com alto grau de capacidade (mais que 85%), as chances de inflação aumentam.

– Agenda na Europa

PUBLICIDADE

07h00 – Sondagem de Serviços PMI (Preliminar) – Dezembro – Manufacturing PMI (Purchasing Manager’s Index) é uma medida de atividade do setor de serviços medida pelo Markit mensalmente. Valores acima de 50 indicam expansão, enquanto abaixo desta marca é caracterizada como uma contração.

07h00 – Sondagem Industrial PMI (Preliminar) – Dezembro – Medida de atividade do setor industrial, medida pelo Markit.

08h00 – Preços ao Consumidor na zona do euro – Novembro