Segundo jornal

Seis grandes bancos internacionais unem forças para criar moeda digital

De acordo com o Financial Times, a ideia seria tornar os mercados financeiros mais eficientes, compensando e liquidando transações financeiras com base em "blockchain"

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Os gigantes do mercado financeiro global Barclays, Credit Suisse, Canadian Imperial Bank of Commerce, HSBC, MUFG e State Street estão criando um projeto de colaboração para desenvolver uma moeda de compensações e liquidações criada pelo suíço UBS. De acordo com o Financial Times, a ideia seria tornar os mercados financeiros mais eficientes, compensando e liquidando transações financeiras com base em “blockchain”, a tecnologia em que se baseia o bitcoin.

Guia completo em 5 vídeos ensina o básico sobre como investir em Bitcoin

O movimento ocorre em meio ao avanço nas discussões dos membros dos bancos com autoridades monetárias dos países e também estudos para assegurar maior privacidade aos dados e medidas de segurança cibernética. Segundo Hyder Jaffrey, diretor de investimento estratégico e inovação no campo de fintechs no banco suíço, a ideia é começar a operar em escala limitada no final de 2018.

PUBLICIDADE

O blockchain consiste em um conjunto de algoritmos que permitem que criptomoedas sejam negociadas e autenticadas eletronicamente, em uma rede sem contabilidade centralizada — o que inicialmente era visto com ceticismo pelos bancos pelas preocupações com fraude. A moeda de liquidação visa permitir que grupos financeiros realizem pagamentos entre si ou comprem instrumentos financeiros sem esperar a conclusão de transferências. As moedas digitais diretamente conversíveis em dinheiro seriam usadas nos bancos centrais, o que favoreceria uma redução de tempo e custos.

Quer aprender mais sobre Bitcoin? Baixe gratuitamente o melhor livro sobre o assunto já escrito no Brasil