Sebrae dá dicas para lojistas ‘desencalharem’ produtos do Natal; veja

Para acabar com os estoques de fim de ano, é preciso ter criatividade. Veja os passos necessários

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Promoções e liquidações eficientes são fundamentais para alavancar qualquer encalhe de produtos, inclusive, aqueles que sobraram nos estoques de Natal. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o encalhe do deste ano ficou 10% acima do ano anterior.

Para acabar com os estoques de fim de ano, é preciso ter criatividade, na opinião do consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira. “E não cair em armadilhas como montar liquidações que não convencem o consumidor, sem cumprir os prazos de começo e fim, ou desperdiçar boas ideias de promoção por falta de treinamento dos funcionários ou de divulgação adequada”, ensina Vieira.

O consultor explica que sobras de estoque, montado para as datas comemorativas, é um erro comum entre os lojistas, mas que pode ser contornado com promoções agressivas, focadas apenas em alguns produtos que poderão ser vendidos com descontos atraentes ou até abaixo do seu valor de custo.

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“Em vez de significar prejuízo, a estratégia de vender com um excelente desconto muitas vezes poderá representar lucro. O que pode comprometer o caixa é justamente deixar os produtos parados em estoque, pois é como deixar dinheiro parado”, completa.

Se você quer se livrar dos produtos estocados, sem perder o lucro, Vieira dá outras dicas. Confira:

– Reforce e treine, se necessário, a equipe de vendas. Contrate, sempre que possível, colaboradores com alguma experiência;

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– Organize o ponto de venda, facilitando as compras. Para isso, é preciso ficar atento aos fatores como a boa exposição, embalagens pré-prontas para presentes, para agilizar o atendimento, e ter etiquetas de preços em todas as mercadorias expostas;

– O lojista precisa ter uma boa comunicação e sinalização no estabelecimento, isso é, as mensagens devem ser claras e de rápido entendimento;

– Sempre que possível, deve-se providenciar espaço e atividade para os acompanhantes (crianças, maridos) não atrapalharem as vendas;

– Cuidado ao decidir a divulgação pelo preço, pois, ao fazer isso, você poderá não atingir o mercado-alvo, “e o barato sairá muito caro”;

– Não ignore a divulgação através das redes sociais, pois são os meios de comunicação mais em evidência.