“Se você não aguenta quedas de 20%, não saia da cama”, afirma Marc Faber

Faber, porém, acredita que essa queda de 20% não é significativa, já que grandes investidores já vivenciaram recuos muito piores no mercado, e ficaram ricos

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Uma queda de 20% deve se aproximar da bolsa norte-americana nos próximos meses, alertou Marc Faber, celébre investidor suíço famoso por prever a estagnação da economia japonesa no início da década de 1990, ao portal norte-americano CNBC. Para ele, se os investidores não conseguem suportar um recuo desses, é melhor nem se preocupar em sair de cama pela manhã. 

“Globalmente estamos enfrentando diversas economias desacelerando e estamos vendo os lucros das companhias recuarem”, avisa. Como Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, Faber acredita que isso deve fazer com que o recente movimento baixista das bolsas se acentue.

Faber, porém, acredita que essa queda de 20% não é significativa – já que grandes investidores já vivenciaram recuos muito piores no mercado, e ficaram ricos justamente por saber se aproveitar dessas situações. O suíço já havia alertado anteriormente que as bolsas devem recuar conforme os países ocidentais enfrentem diversos problemas.  

Continua depois da publicidade

E o que se tem feito não é o bastante. “Eu não acredito que estímulos fiscais e monetários funcionem”, avisa. Para ele, é mais provável que esse tipo de política tenha consequências indesejadas. “E não está provado empiricamente que jogar dinheiro no sistema resolve todos os problemas”, finaliza Faber.