Sauditas reduzem vendas de petróleo com meta de cortar produção

O país com maior peso na Opep busca sustentar a frágil recuperação do mercado da commodity

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Arábia Saudita planeja desacelerar embarques de petróleo para o cobiçado mercado asiático em junho e reduzir ainda mais as exportações para a Europa e Estados Unidos, em uma possível concessão ao presidente Donald Trump e produtoras de gás de xisto americanas.

O país com maior peso na Opep busca sustentar a frágil recuperação do mercado de petróleo, abalado pela pandemia de coronavírus que esmagou a demanda por energia e provocou a pior crise do setor em décadas. Os sauditas decidiram reduzir voluntariamente a oferta ao nível mais baixo em 18 anos em meio ao esforço global para drenar o excesso de petróleo que desvalorizou os preços em mais de 50% neste ano.

A estatal Saudi Aramco vai cortar as exportações de junho para pelo menos uma dúzia de clientes asiáticos, segundo operadores notificados pela empresa. A Aramco planeja cortes ainda mais profundos no volume de petróleo enviado aos EUA e à Europa, de acordo com pessoas com conhecimento da situação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É politicamente importante para os EUA e para Trump” que os sauditas enviem menos petróleo para a Bacia do Atlântico, disse Olivier Jakob, diretor-gerente da consultoria Petromatrix em Zug, Suíça. “Também é um gesto para os russos de que os sauditas não pretendem esmagar o mercado europeu.”

A Aramco não respondeu imediatamente a e-mails com pedido de comentários. As fontes não quiseram ser identificadas porque as informações são confidenciais.

Oito das 12 refinarias da Ásia afetadas disseram que as reduções foram significativas, com cortes de 20% a 30% ou mais em relação aos valores contratados. Grande parte das maiores reduções atingiu clientes na China e na Índia, e alguns deles disseram estar em negociações com a Aramco para tentar obter mais petróleo. Três outros clientes regionais receberam o que pediram.

Continua depois da publicidade

A maior exportadora de petróleo do mundo foi ainda mais longe, tendo restringido embarques para EUA e Europa, onde os clientes receberão apenas metade dos volumes que normalmente compram, segundo as fontes. As compras de alguns clientes podem ser reduzidas em até 70%, disseram as pessoas.

Quer viver do mercado financeiro ou ter renda extra? Experimente de graça o curso do Wilson Neto, um dos melhores scalpers do Brasil