Brasil tem primeiro caso confirmado de coronavírus; paciente está em SP

O Ministério da Saúde investiga, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de saúde de São Paulo, um possível caso de coronavírus

Equipe InfoMoney

Passageiros em viagem na pandemia (Crédito: Cleber Mendes/ Agência O Dia/ Estadão Conteúdo)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério da Saúde confirmou durante coletiva nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de uma pessoa infectada com o coronavírus no Brasil – e o primeiro na América do Sul. Após um teste dar positivo na noite de ontem, um exame de contraprova feito pelo instituto Adolfo Lutz confirmou o caso.

A pasta havia informado na última terça-feira que investigava, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de saúde de São Paulo, um possível caso de coronavírus na capital paulista.

De acordo com o Ministério, trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que “traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro”. A Itália é o país europeu mais afetado pela doença.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda segundo as autoridades brasileiras, “o paciente está bem, com sinais brandos, e recebeu as orientações de precaução padrão”.

Nesta segunda-feira (24) o Ministério da Saúde ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e chegando dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. A lista já incluía, além da China, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Tailândia e Vietnã.

A doença continua se espalhando pela Europa. Na Itália, o número de mortes pelo virus saltou para 11 e o total de casos confirmados subiu para 300.

Continua depois da publicidade

Na Espanha, um hotel nas Ilhas Canárias com 1 mil hóspedes e funcionários foi posto sob quarentena, depois da confirmação de um caso no local, de um turista italiano. Outro caso foi confirmado na região Catalunha. Suíça, Áustria e Croácia confirmaram os primeiros registros da doença.

Com Agência Brasil

Tópicos relacionados