São Paulo segue Corinthians, Flamengo e Atlético-MG e anuncia fan token com a Socios.com

Clube paulista também terá patrocínio da plataforma de engajamento com criptoativos na camisa

Paulo Barros

Publicidade

SÃO PAULO – O São Paulo é o quarto clube de futebol brasileiro a assinar contrato com a plataforma de engajamento Socios.com e com a fintech Chiliz para a criação de um fan token próprio. O time da capital paulista segue os passos de Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo, que assinaram com as mesmas empresas – apenas os dois primeiros de fato já lançaram os ativos no mercado.

Detalhes como valores, data de lançamento e o nome do token do São Paulo ainda não foram revelados. Em geral, o clube tem direito à metade da oferta de tokens emitidos, mais uma comissão por transação, além de um valor de adiantamento pelo fechamento do contrato.

O processo também costuma envolver uma venda fechada dos tokens para um público restrito e a um preço pré-fixado, seguida da abertura do mercado secundário em corretoras de criptomoedas. No Brasil, a Socios.com tem parceria com a exchange Mercado Bitcoin.

Continua depois da publicidade

“É muito gratificante ter a Socios.com como nossos parceiros e, sem dúvida, é a prova de que São Paulo é amplamente reconhecido como uma marca global. Além disso, a inserção do São Paulo num universo em rápida expansão é mais uma iniciativa que demonstra o espírito de liderança que queremos devolver ao clube, que, passo a passo, conseguiremos lá chegar”, disse Júlio Casares, Presidente do São Paulo, em nota à imprensa.

Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com, disse que o “São Paulo é um nome enorme no futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo e é nosso privilégio recebê-los a bordo”.

Fan Tokens são ativos digitais colecionáveis cunhados na blockchain Chiliz cuja aquisição dá ao dono o direito de participar de promoções, enquetes, competições e outras atividades pensadas pelos departamentos de marketing dos clubes e disponibilizadas na Socios.com.

Continua depois da publicidade

Os quatro clubes brasileiros se juntam às mais de 70 grandes organizações desportivas que já aderiram aos fan tokens da Socios.com e da Chiliz, incluindo Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, Milan, Atlético de Madri, Valência, Manchester City, Inter de Milão, Arsenal e as seleções de futebol da Argentina e de Portugal.

O novo acordo no Brasil é fruto da maior presença da empresa na região, após abertura de escritório em São Paulo e Buenos Aires. A companhia também tem sedes regionais em Madri e Istambul e pretende abrir uma na América do Norte, onde já selou negócios com times das ligas de futebol americano (NFL) e de basquete (NBA).

A Seleção Brasileira também lançou um criptoativo próprio, mas optou por parceria com a empresa turca Bitci, a mesma que lançou o fan token da Seleção Espanhola de futebol.

Publicidade

Maiores especialistas do Brasil te ensinam a investir melhor nessa classe de ativos: conheça o curso Criptoinvestidor!

Paulo Barros

Editor de Investimentos