São Paulo e Paraná: consumidores podem pagar conta de luz mais barata

Reajuste de tarifa previsto para distribuidora Força Luz Oeste é de -0,89%; para Jaguari, é de -10,69%

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, nesta terça-feira (20) que a proposta de revisão tarifária das distribuidoras Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO) e Companhia Jaguari de Energia (CJE), que atendem consumidores do Paraná e São Paulo, respectivamente, passarão por audiência pública a partir desta quinta-feira (22).

O reajuste previsto é de -0,89% na Força e Luz Oeste e de -10,69% na Jaguari. As notas técnicas com os índices preliminares já estão disponíveis na internet (www.aneel.com.br – em “A Aneel”, Audiências/Consultas/Fórum).

A Força e Luz do Oeste, que atende a área do município de Guarapuava, no Paraná, abastece 44.701 unidades consumidoras. Já a Jaguari atende municípios paulistas de Jaguariúna e Pedreira e tem 28.592 unidades consumidoras.

Revisão

A diminuição no valor da tarifa das duas concessionárias é resultante dos ganhos de produtividade das distribuidoras obtidos no último período tarifário. Além disso, deve-se ao aperfeiçoamento da metodologia aplicada no processo de revisão das tarifas.

Os índices preliminares ainda refletem a redução de custos com a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo pago nas contas de energia elétrica e que é usado como subsídio à utilização de combustíveis fósseis, como óleo diesel, para usinas térmicas que abastecem a região Norte.

Manifesto

O período para envio de manifestos por escrito será encerrado em 18 de dezembro para ambas distribuidoras. A Aneel promoverá reunião pública, no dia 19 de dezembro, em Jaguariúna (SP), para os consumidores da CJE, e no dia seguinte, em Guarapuava (PR), para os da CFLO.

As contribuições para o debate público podem ser enviadas por e-mail para ap045_2007@aneel.gov.br, no caso da Jaguariúna, e para ap046_2007@aneel.gov.br, no caso da Guarapuava. Também pode ser usado o fax (61) 2192-8839 ou o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral da Aneel, CEP 70.830-030, Brasília-DF.

Compartilhe