Rússia estuda propor aumento da produção da Opep+, dizem fontes à Bloomberg

O governo de Moscou estima que o déficit global persistirá no médio prazo, disseram duas autoridades

Bloomberg

Instalações de petróleo da Aramco (divulgação)

Publicidade

(Bloomberg) — A Rússia avalia propor um aumento da produção de petróleo da Opep+ na reunião do grupo na próxima semana para aliviar o déficit de oferta, de acordo com autoridades a par do assunto.

O governo de Moscou estima que o déficit global persistirá no médio prazo, disseram duas autoridades, que pediram para não serem identificadas. A posição final do país no encontro de 1º de julho ainda está sendo definida, disse outra fonte.

A possível proposta da Rússia de aumentar a produção poderia mais uma vez colocá-la no lado oposto do debate com a Arábia Saudita, que normalmente adota uma postura mais cautelosa em meio à preocupação de que novas ondas de Covid-19 possam atrasar a recuperação econômica global. O desacordo sobre a política levou as duas nações a uma breve guerra de preços em março de 2020, embora as reuniões seguintes tenham resultado em um acordo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Agência Internacional de Energia recomendou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados comecem a usar a capacidade de produção extra para elevar a oferta devido ao aquecimento da demanda. O Goldman Sachs estima um déficit de 3 milhões de barris por dia no mercado, citando a falta de crescimento significativo da produção do Irã, da Opep e de produtores de gás de xisto.

A Opep+ ainda mantém 5,8 milhões de barris por dia fora do mercado.

As maiores produtoras de petróleo da Rússia disseram este mês que a coalizão deve continuar aumentando a produção para atender ao maior consumo global. O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, se reúne com empresas nesta terça-feira para discutir a situação do mercado.

Continua depois da publicidade

Curso gratuito do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações. Inscreva-se agora.