Publicidade
SÃO PAULO – Os investidores novamente focaram o cenário político no país e os principais papéis da dívida externa brasileira fecharam em queda, seguindo a tendência apresentada recentemente no mercado.
Assim, o mercado mostrou forte pessimismo em relação aos rumores de que o ministro da Casa Civil, José Dirceu, poderia pedir demissão, em função das complicações do caso Waldomiro Diniz. A reunião do Copom e a divulgação do IPC da Fipe na segunda quadrissemana de fevereiro também foram destaque.
Mercado mostra preocupação saída de Dirceu
Considerado um dos principais ministros, a saída de José Dirceu chegou a ser especulada nesta quarta-feira no mercado, sobretudo após a sugestão de Maurício Correa, presidente do Supremo Tribunal Federal, sobre a demissão do ministro. No entanto, o governo negou ao final da sessão a saída de Dirceu de seu cargo.
Com isto, o risco país teve nova alta e o C-Bond, queda, mesmo com a desaceleração da inflação medida pelo IPC da Fipe na segunda quadrissemana de fevereiro. O índice teve alta de 0,26%, frente à alta de 0,65% no índice em janeiro. Quanto à reunião do Copom, o foco foi menor, já que o mercado mostrava consenso em relação à manutenção da taxa Selic a 16,5% ao ano, o que acabou se confirmando.
C-Bond fechou em queda
O principal título da dívida externa brasileira, o C-Bond, fechou
em baixa de 1,10%
Continua depois da publicidade
na noite desta quarta-feira, cotado a
95,50
centavos de dólar.
Por sua vez, outros títulos da dívida reestruturada brasileira, como o Par Bond e o Discount Bond não acompanharam a tendência de C-Bond.
Continua depois da publicidade
O Par Bond
fechou sem variação,
cotado a
84,50
centavos de dólar,
enquanto o Discount Bond mostrou desvalorização de 0,60%, cotado a 82,50 centavos de dólar.
Já dentre os principais bônus globais, o destaque ficou com o Global 07, que mostrou baixa de 2,56%.
Continua depois da publicidade
Risco país subiu
Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil
calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 561 pontos base, um aumento de 21 pontos base em relação ao último fechamento
Confira abaixo as cotações dos principais ativos da dívida externa brasileira:
![]() |
|||||||
![]() |
Ativo | Último | Fech. Anterior | Var % | ![]() |
||
![]() |
C-Bond | 95,50 | 96,56 | -1,10 |
![]() |
||
![]() |
Par Bond | 84,50 | 84,50 | 0,00 |
![]() |
||
![]() |
Discount Bond | 82,50 | 83,00 | -0,60 |
![]() |
||
![]() |
Global 06 | 109,31 | 109,81 | -0,46 |
![]() |
||
![]() |
Global 07 | 112,06 | 115,00 | -2,56 |
![]() |
||
![]() |
Global 08 | 102,50 | 104,00 | -1,44 |
![]() |
||
![]() |
Global 09 | 125,00 | 125,50 | -0,40 |
![]() |
||
![]() |
Global 20 | 119,13 | 120,19 | -0,88 |
![]() |
||
![]() |
Global 27 | 101,00 | 102,50 | -1,46 |
![]() |
||
![]() |
Global 40 | 107,00 | 107,94 | -0,87 |
![]() |
||
![]() |
|||||||

