Discórdia

Royal Bank diz “vendam tudo”, mas economista discorda e faz aposta de US$ 7 mil

Lista de 11 ativos do australiano Stephen Koukoulas contém o índice brasileiro de ações Ibovespa; confira

SÃO PAULO – Apesar de todo o pessimismo nos mercados globais, um relatório do Royal Bank of Scotland conseguiu “chocar” os investidores na quarta-feira (13). Com uma visão extremamente negativa, os analistas disseram que as pessoas devem ter medo e que deviam “vender tudo”. Mas esta opinião não é unanimidade. Pelo contrário, já surgiu um economista “comprando briga” publicamente contra esta avaliação.

Stephen Koukoulas, um conhecido economista na Austrália desafiou Andrew Roberts, diretor de economia do Royal Bank of Scotland no Reino Unido, contra esta projeção. Koukoulas está apostando 10 mil dólares australianos (cerca de US$ 7 mil) sobre onde estará o mercado em 31 dezembro em relação ao cenário atual.

A tempestade perfeita, de acordo com o research, está se aproximando e as condições para o mercado hoje são semelhantes às que antecederam a quebra do Lehman Brothers em 2008. O Royal Bank tem um call de severo downside para o mundo, que, de acordo com o analista Andrew Roberts, autor do relatório, está indo muito bem, e isso é péssimo. 

“O fato de que estamos indo bem é muito perigoso para todos os investidores do mundo”, afirma, explicando que colocaram um resultado negativo no ano por vir por conta dos riscos muito altos e massivamente não precificados. A maior parte destes riscos, segundo ele, está efetivamente se tornando realidade. 

Koukoulas, ex-economista-chefe do Citibank em Sydney que se descreve em seu blog como “um dos principais visionários econômicos da Austrália”, disse que estas previsões estão erradas. Ele listou 11 variáveis, que vão desde o índice S&P 500 até o custo do barril de petróleo nos EUA, que, segundo Roberts, os investidores devem vender.

Ele não está afirmando que Roberts está errado em todas estas variáveis, mas faz sua aposta considerando a maioria, ou seja, pelo menos seis. “Constato com cada um dos preços a nível recente ou de mercado e se for mais alto em 31 de dezembro vale um para mim, se for inferior, é para você”, escreveu ele Koukoulas, que disse que espera uma resposta de Roberts para a aposta ser válida.

Veja a lista de ativos que estão na aposta:

Índice dos EUA: S&P 500

Índice do Brasil: Ibovespa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice da China: Shenzhen Composite Index

Índice do Japão: Nikkei

Índice de preços de casas nos EUA: Case-Shiller 20-city index

Índice de preços de casas no Reino Unido: Hometrack measure

Índice de preços de casas na Austrália: Corelogic index

Preço do minério de ferro

Preço do petróleo WTI

Preço do cobre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cotação do dólar australiano contra o dólar americano