Rondônia começa vacinação contra febre aftosa nesta sexta-feira

Em maio, a vacinação será obrigatória na maioria dos estados e no Distrito Federal

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, em Rondônia, começa nesta sexta-feira (15). A imunização é obrigatória para os animais com idade até 24 meses e se estenderá até 15 de maio.

Em Roraima, a campanha começou no dia 1º de abril e todo o rebanho deve ser vacinado até o fim do mês. Segundo a Coordenação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a previsão é que os dois estados vacinem juntos, cerca de 6,3 milhões de bovinos e bubalinos.

A Coordenação-Geral de Programas Sanitários lembra os produtores são responsáveis pela imunização do próprio rebanho. Depois de vacinar os animais, eles devem fazer uma declaração, com informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregar o documento nas unidades locais de atenção veterinária do estado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em março, a campanha contra a febre aftosa começou no Amazonas e no Pará. Juntos, os dois estados têm 22,17 milhões de cabeças (1,28 milhão o Amazonas e 20,88 o Pará), o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, de cerca de 214 milhões de animais.

Em maio, a vacinação será obrigatória na maioria dos estados e no Distrito Federal. Quando Roraima, Amazonas e Amapá erradicarem a doença, o Brasil poderá pleitear junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o status de país 100% livre de febre aftosa.

(Com informações do Mapa)