Risco de consolidação no setor elétrico diminui com possível compra da Elektro

Caso os rumores se confirmem, ações de energia se beneficiariam por evitarem uma operação cara, apontam analistas

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo rumores, a Iberdrola, empresa espanhola controladora da Neoenergia, assinou um acordo de exclusividade para a compra de todos os ativos da AEI (Ashmore Energy International), sendo a Elektro (EKTR4) o principal deles. A companhia teria até o dia 15 de janeiro para confirmar a oferta de US$ 8 bilhões, fator que pode beneficiar ações do setor no Brasil.

Segundo o analista da Ativa Ricardo Corrêa, caso a negociação seja confirmada, a notícia será positiva para a Cemig (CMIG4) e para a CPFL (CPFE3). “(…) Esta operação implicaria risco para as interessadas em função da combinação do tamanho da operação e do provável custo elevado da aquisição”, escreveu em relatório.

No entanto, os analistas da Ágora apontam que uma possível união entre a CPFL e a Neoenergia seria positiva para a primeira. “(…) a Elektro seria uma possibilidade de aquisição e de futuras sinergias para atuar na mesma região que a CPFL”, justificou a equipe da Ágora, a qual incluiu os papéis da Light (LIGT3) como marginalmente beneficiárias da possível negociação.

Não perca a oportunidade!

Previ e BNDES
Além disso, Corrêa também ressalta que o acordo neutralizaria o risco de consolidação dos ativos da Previ no setor elétrico, através de uma aquisição da Neoenergia pela CPFL. Por outro lado, a questão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) versus Brasiliana fica novamente sem cenário claro, aponta o analista.