Publicidade
SÃO PAULO – Segundo rumores, a Iberdrola, empresa espanhola controladora da Neoenergia, assinou um acordo de exclusividade para a compra de todos os ativos da AEI (Ashmore Energy International), sendo a Elektro (EKTR4) o principal deles. A companhia teria até o dia 15 de janeiro para confirmar a oferta de US$ 8 bilhões, fator que pode beneficiar ações do setor no Brasil.
Segundo o analista da Ativa Ricardo Corrêa, caso a negociação seja confirmada, a notícia será positiva para a Cemig (CMIG4) e para a CPFL (CPFE3). “(…) Esta operação implicaria risco para as interessadas em função da combinação do tamanho da operação e do provável custo elevado da aquisição”, escreveu em relatório.
No entanto, os analistas da Ágora apontam que uma possível união entre a CPFL e a Neoenergia seria positiva para a primeira. “(…) a Elektro seria uma possibilidade de aquisição e de futuras sinergias para atuar na mesma região que a CPFL”, justificou a equipe da Ágora, a qual incluiu os papéis da Light (LIGT3) como marginalmente beneficiárias da possível negociação.
Não perca a oportunidade!
Previ e BNDES
Além disso, Corrêa também ressalta que o acordo neutralizaria o risco de consolidação dos ativos da Previ no setor elétrico, através de uma aquisição da Neoenergia pela CPFL. Por outro lado, a questão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) versus Brasiliana fica novamente sem cenário claro, aponta o analista.