Rio de Janeiro estuda aplicar Tesouro em criptomoeda e dar desconto para IPTU pago em Bitcoin

"A gente vai lançar o Crypto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda", disse o prefeito Eduardo Paes

Rodrigo Tolotti

Cristo Redentor do Rio de Janeiro

Publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou durante a abertura da Rio Innovation Week na quinta-feira (13) que a prefeitura da cidade pretende investir uma porcentagem do Tesouro em criptomoedas.

“A gente vai lançar o Crypto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse ele. Já nesta sexta-feira (14) foi publicado decreto que cria um grupo de trabalho para propor ações relacionadas ao desenvolvimento do mercado cripto com o objetivo de impulsionar a economia carioca nesse universo.

O grupo, coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, vai estudar formas de estimular o uso das moedas por meio de descontos ao contribuinte, como no pagamento do IPTU, por exemplo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo nota da prefeitura, as moedas digitais cariocas serão chamadas de Crypto Rio e poderão ajudar na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade. O texto também confirma o estudo para aplicação do Tesouro em criptomoedas. O resultado do trabalho do grupo será divulgado em 90 dias a contar da publicação do decreto.

No evento de ontem, Paes disse que sua intenção também é fazer investimentos futuros em inovação e tecnologia, como fez a cidade americana, e falou sobre a criação do Porto Maravalley, área do Porto Maravilha com incentivos fiscais para empresas do segmento tech.

Sobre a parte de incentivos fiscais, após o evento, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, falaram ao jornal O Globo: “Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin”, disse Paulo. “Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso”.

Continua depois da publicidade

Paes falou ao lado de Francis Suarez, prefeito de Miami, a primeira cidade dos Estados Unidos a lançar uma criptomoeda própria, a MiamiCoin. Em outubro do ano passado, Suarez, que também recebe salário em Bitcoin (BTC), anunciou que o projeto já havia captado US$ 7,1 milhões em investimentos.

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.