(REVER)Empresário: como agir quando a empresa precisa mudar de contador

Checar registro junto ao CRC, conhecer o escritório e organizar o leva e traz de documentos pode ajudar na escolha do profissional

Publicidade

SÃO PAULO – Contratar um contador nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo pelo fato de que ele será a pessoa responsável por todas as informações da sua empresa. Se você não está contente com o profissional que contratou para tomar conta da sua empresa, fique sabendo que o início do ano é a melhor data para tomar a decisão.

Com o fim do ano fiscal em 31 de dezembro, o primeiro trimestre do ano é o ideal para contratar um novo profissional, pois este irá prestar serviços para a sua empresa durante todo o ano de 2004. Além disto, é neste período que você pode optar pela mudança no regime de tributação da empresa e, certamente, irá precisar o auxílio do profissional.

Registro no CRC

De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), órgão que regula o exercício da profissão de contador, qualquer técnico em contabilidade ou contador formado, para exercer a profissão, deve ter obrigatoriamente o registro junto ao órgão. Neste sentido, para saber se o profissional escolhido é realmente confiável, vale a pena consultar se o seu cadastro junto ao CRC está em ordem, caso contrário você pode acabar comprando gato por lebre. O endereço do CRC na internet é www.crcsp.org.br.

Continua depois da publicidade

Instalações do prestador

Caso o registro do contador esteja em ordem, então o próximo passo é visitar as instalações de seu escritório. A visita é imprescindível para que se possa medir o grau de organização e cuidados do estabelecimento, afinal você precisa saber como os documentos da sua empresa serão armazenados.

Outro ponto interessante é se informar sobre a carteira de clientes do seu contador. Não que seja imprescindível que todos os clientes dele sejam do mesmo segmento que o seu, mas o fator ajudaria, e muito, na atualização constante da legislação do setor. Outra dica é verificar se o profissional tem acesso a algum tipo de publicação segmentada, pois este item é de extrema importância para manter toda a equipe atualizada e bem treinada.

Vale lembrar que o escritório de contabilidade não é depósito, isto é, a documentação original da empresa deve ficar toda com você e não com o seu contador. No máximo, ele pode ficar com algumas cópias para facilitar determinado serviço. O pagamento de taxas e tributos também é de responsabilidade da empresa, para o escritório só devem ser enviados os recibos de pagamento.

Leva e traz de documentos

Não esqueça de questionar o profissional sobre o sistema de fluxo de documentos. Como vocês irão trocar documentos com freqüência é aconselhável que seja tudo muito bem organizado. Sempre que enviar alguma documentação mande protocolar o recebimento. Por fim, peça carimbo do contador sempre que um papel for contabilizado, assim você terá como saber o que passou, ou não, pelas mãos do novo profissional, evitando assim as situações mais contrangedoras sobre de quem foi a culpa pela perda de um documento.