RADAR INFOMONEY Usiminas lucra R$ 1,2 bi: mas por que não empolga tanto? Confira no programa desta sexta

Usiminas lucra R$ 1,2 bi: mas por que não empolga tanto? Confira no programa desta sexta

Comentário diário

Reunião do BCE e troca de poder na China guiam bolsas mundiais

Agenda econômica é pouco relevantes; temporada de balanços no Brasil continua no radar dos investidores

SÃO PAULO – Com uma agenda de indicadores fraca, os mercados acionários globais apresentam rumos distintos nesta quinta-feira (7), à espera da reunião de política monetária do BCE (Banco Central Europeu) e da transição de poder na China.

No continente asiático, as bolsas fecharam em queda, na abertura do 18º Congresso do Partido Comunista da China, em Pequim, no qual os delegados se reunirão durante vários dias para escolher um novo líder. Xi Jinping provavelmente substituirá Hu Jintao como presidente de Estado.

“O Congresso vai durar cerca de uma semana e o novo líder do Partido Comunista da China não será anunciado até que o evento se encerre no final da semana que vem. No entanto, durante a semana, pode haver alguns anúncios políticos”, afirma o Danske Bank, em relatório.

Reunião do BCE
Na Europa e nos EUA, o sinal dos mercados é positivo, antes das decisões de política monetária do BCE e do BoE (Bank of England). Os comentários de Mario Draghi, presidente do BC europeu, bem como os recentes dados fracos sobre a economia alemã, aumentam as especulações de que serão anunciadas medidas adicionais de flexibilidade na reunião da autoridade monetária europeia desta quinta-feira.

Também no Velho Continente, o primeiro-ministro Antonis Samaras obteve a aprovação da maioria parlamentar para um pacote de medidas de austeridade necessárias para desbloquear mais ajuda financeira da União Europeia.

Recuperação?
No mercado nacional, depois da forte queda da véspera, a expectativa é de que o Ibovespa mostre um movimento de recuperação nesta jornada. Por aqui, o destaque continua com a temporada de balanços corporativos, quando serão reportados os números do terceiro trimestre da: Kroton (KROT11), Estácio (ESTC3), Braskem (BRKM5), Cetip (CTIP3), Time for Fun (SHOW3), Positivo (POSI3), MRV (MRVE3), Iochpe-Maxion (MYPK3), além das empresas de Eike Batista – CCX (CCXC3) e OGX (OGXP3).

Dados econômicos
Na agenda econômica está prevista a publicação da balança comercial e do indicador semanal do mercado de trabalho dos Estados Unidos. No Brasil, atenção para a primeira prévia de novembro do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) e para dados de produção agrícola e indústria do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).