Petróleo

Reunião da OPEP+ marcada para 2ª feira é adiada, segundo agências de notícias internacionais

Aliança deve postergar conferência para quinta-feira; proposta de cortar a produção coletiva do grupo está no centro do debate

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)+ – aliança formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, como a Rússia – aguardada para a próxima segunda-feira (06) foi adiada, segundo agências de notícias internacionais. Era esperado que a aliança realizasse uma teleconferência para debater uma proposta de cortar a produção coletiva do grupo em pelo menos 6 milhões de barris por dia, em resposta aos efeitos da pandemia de coronavírus no mercado da commodity.

De acordo com informações da Bloomberg e da CNBC, a Opep+ pretende agora se reunir na quinta-feira, 9 de abril. Uma fonte próxima ao assunto teria dito à Bloomberg que os produtores precisam de mais tempo para as negociações.

“Além da aliança, a Arábia Saudita e a Rússia indicaram que querem que outros países produtores de petróleo participem de quaisquer cortes na produção”, informa o veículo.

Aprenda a investir na bolsa

Leia mais:
Reunião da Opep+ trará mais otimismo para a Petrobras? Analistas (e o próprio CEO) mantêm cautela

O adiamento teria ocorrido horas depois de a Arábia Saudita ter feito um ataque diplomático ao presidente russo Vladimir Putin, abrindo uma nova brecha entre os dois maiores exportadores de petróleo do mundo e comprometendo um acordo para cortar a produção. O príncipe herdeiro saudita Faisal bin Farhan negou a culpa de Riad pelo fim do pacto da OPEP + entre os dois países em março, diz a Bloomberg.

A CNBC ressaltou que a reunião de segunda-feira foi marcada depois que o presidente Donald Trump disse ao veículo que esperava que o presidente russo e o príncipe saudita anunciassem um acordo para reduzir a produção em até 15 milhões de barris.

(Com informações da Agência Estado)

Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!