Banco ABC (ABCB4) tem alta de 47,9% no lucro no 2º trimestre de 2022, para R$ 201,7 milhões

Resultado se deve ao aumento da margem com clientes e receita de serviços

Felipe Moreira

ABC Brasil (Foto: Divulgação)

Publicidade

O lucro líquido recorrente do Banco ABC (ABCB4) atingiu R$ 201,7 milhões no segundo trimestre de 2022 – ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 200 milhões em um trimestre – crescimento de 10,1% em relação ao trimestre anterior e de 47,9% em relação ao mesmo período de 2021.

De acordo com o banco, o resultado se deve ao aumento da margem com clientes e receita de serviços.

O retorno anualizado sobre patrimônio líquido (ROAE, na sigla em inglês) no período foi de 16,6% no 2T22, um crescimento de 110 pontos base em relação ao trimestre anterior, e de 430 pontos base em relação ao mesmo período do ano – o sétimo trimestre consecutivo de expansão.

Continua depois da publicidade

A margem financeira gerencial pós-provisão foi de R$ 476,8 milhões no 2T22, aumento de 37,9% frente o resultado do 2T21.

A NIM (taxa anualizada da margem financeira gerencial) foi de 4,5% ao ano (a.a.) no 2T22, apresentando um aumento de 10 pontos base quando comparada com o 1T22 e de 100 pontos base em relação ao mesmo período de 2021, atingindo o maior nível desde 2017.

Já o resultado bruto da intermediação financeira foi de R$ 405,6 milhões no segundo trimestre de 2022.

Continua depois da publicidade

O resultado operacional totalizou R$ 350,6 milhões no segundo trimestre de 2022, aumento de 3,8% em relação ao trimestre anterior e de 31,9% no comparativo com o mesmo período de 2021.

O banco encerrou o segundo trimestre de 2022 com uma Despesa de Provisão Ampliada de R$ 48,1 milhões – aumento de 39,2% em relação ao trimestre anterior e queda de 7,1% em relação ao mesmo período de 2021 – equivalente a 0,5% da Carteira de Crédito Expandida.

Os ativos totais do Banco ABC atingiram R$ 50,955 bilhões no segundo trimestre de 2022, um avanço de 14,6% frente ao segundo trimestre do ano passado.

Continua depois da publicidade

A carteira de crédito expandida somou R$ 39,973 bilhões entre abril e junho de 2022, uma elevação de 13,6% em relação ao mesmo período de 2021.

O ABC Brasil atingiu no 2T22 3.988 clientes corporativos, uma expansão de 32% nos últimos 12 meses. No trimestre, houve uma incremento de 547 clientes vs. o trimestre anterior (16% de expansão), o maior crescimento de clientes em um único trimestre.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.