Reorganização na Oi deve ativar momentum positivo para ações, diz analista

Ações da Telemar podem registrar desempenho superior aos da Brasil Telecom; investidores devem se atentar a resultados trimestrais

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – O anúncio da Telemar Participações para simplificar a estrutura societária das Companhias Oi – Tele Norte Leste (TNLP4), Telemar Norte Leste (TMAR5), Coari Participações e Brasil Telecom (BRTO4) – é uma notícia positiva para o mercado, que pode inclusive resultar em revisões positivas para o investimento nas empresas, destacam analistas.

A operação deverá aumentar a liquidez das ações, bem como facilita a distribuição de dividendos, futuras emissões de ações – caso venham a ocorrer – e facilita a entrada de novos acionistas, destaca Rafael Andreata, da Planner Corretora.

Momentum positivo
Apesar do ainda pouco tempo para analisar a operação, o analista acredita que as ações do grupo Telemar devem apresentar um momentum positivo nos próximos pregões, embora não no mesmo ritmo desta terça-feira (24), inclusive sofrendo ajustes de acordo com as próximas notícias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os pontos destacados, Andreata chama atenção para a formação do comitê independente, que analisará os estudos e avaliará se as relações de troca são justas.

Por outro lado, ainda realizando contas para avaliar melhor a operação, o analista afirma que poderá revisar positivamente a estratégia de investimentos da empresa, por conta do momentum positivo no curto e no médio prazo, além da melhoria na governança corporativa, “que sempre foi um ponto de pressão”, indica.

Notícia positiva, mas atenção aos resultados
Já a analista da Spinelli Corretora, Kelly Trentin, também destaca os pontos positivos da operação, mas alerta que a partir do próximo pregão os papéis devem manter um ritmo mais próximo da estabilidade, “com um pequeno viés de alta”. Segundo Trentin, até de fato a reorganização acontecer – que deve demorar cerca de seis meses – os investidores devem considerar outros drivers, principalmente relativos aos resultados do segundo e terceiro trimestre.

Continua depois da publicidade

Aliás, o fraco desempenho registrado no primeiro trimestre é apontado como um dos principais motivos para as ações da Telemar registrarem variações inferiores à de seus pares, alerta. 

Preferência por ações da Telemar
Por fim, a analista também ressalta que os papéis relativo às empresas Telemar devem ter um desempenho superior aos da Brasil Telecom, uma vez que, considerando-se a relação de substituição fornecida pela empresa, tais ações têm um potencial de valorização cerca de 5% maior que a da Brasil Telecom, afirma. No entanto, a relação definitiva só será divulgada com o laudo de avaliação, alerta.

Antes e depois
Atualmente, a estrutura societária do grupo possui uma complexa rede, na qual a Telemar Participações é a acionista controladora da Tele Norte Leste. Esta, por sua vez, controla a Telemar Norte Leste, que é a controladora da Coari Participações. A Brasil Telecom está na ponta desta lista, sendo controlada pela Coari.

Após a operação, que envolverá a compra das ações da Telemar Norte Leste pela Coari e, posteriormente, a aquisição das ações da Coari e da Tele Norte Leste pela Brasil Telecom, que passará à denominação de Oi S.A. Deste modo, as outras empresas do grupo deixarão de existir e a Oi terá apenas a Telemar Participações como acionista controlador.