Publicidade
O presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês), William Pulte, manifestou apoio a uma possível renúncia do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, dizendo estar “encorajado pelas notícias de que Powell está considerando renunciar”.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 11, Pulte, que também é líder dos conselhos da Fannie Mae e da Freddie Mac, acrescenta que “acho que essa será a decisão certa para os Estados Unidos, e a economia vai decolar”.
Leia mais:
Aproveite a alta da Bolsa!
Trump cobra renúncia de Powell
Ele, no entanto, não apresentou nenhum detalhe sobre as notícias citadas por ele de que Powell pretende renunciar ao cargo de presidente do BC americano.
A fala ecoa o discurso persistente do presidente americano, Donald Trump, contra o chefe do Fed. Anteriormente nesta semana, o republicano disse que “Powell deveria renunciar imediatamente”.
Continua depois da publicidade
Pulte, por sua vez, no início deste mês, havia pedido que o Congresso investigasse Powell por demonstrações de “viés político” e por supostamente ter prestado “testemunho enganoso” ao Senado, o que, segundo o presidente do conselho da FHFA, seria “motivo suficiente para sua destituição por ‘justa causa'”.
Ainda no cerco organizado contra Powell por integrantes do governo Trump, o conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, repetiu a fala sobre um possível partidarismo e “viés político” do chefe do Fed. “Todos são partidários e Powell também é um. Temos um Fed partidário com ele. Powell é advogado, não economista”, declarou.