Publicidade
As empresas de vestuário de média-renda têm se destacado na Bolsa, superando o Ibovespa desde os fortes resultados do segundo trimestre (2T24). O desempenho acima do esperado reacendeu o otimismo dos investidores em relação à dinâmica de resultados do setor.
A ação da Lojas Renner (LREN3) disparou 44% desde o final de julho, enquanto Guararapes (GUAR3), dona da Riachuelo, saltou +30,05%; já C&A (CEAB3) subiu 27%. Enquanto isso, o Ibovespa subiu 6% no mesmo período.
Nesse contexto, o time de análise da XP espera que as três varejistas continuem apresentando bons resultados, mas acredita que o mercado já tenha antecipado essa performance positiva.
Segundo o relatório, a maior parte dos resultados das varejistas de média-renda é atribuída à melhora do consumo das famílias, que também impulsionou o crescimento do PIB no primeiro semestre
Olhando à frente, analistas não esperam uma diminuição acentuada do consumo, uma vez que as concessões de crédito e a renda disponível permanecem elevadas, embora o novo ciclo de aumento de juros continua sendo um risco para a recuperação da demanda.
Com relação ao clima, a XP comenta que a dinâmica das temperaturas no terceiro trimestre foi mais normalizada, enquanto a probabilidade de La Niña tem diminuído. Dessa forma, espera que o clima seja menos relevante no futuro, enquanto as empresas parecem ter adaptado seus modelos de negócios para enfrentar a volatilidade do clima através de SKUs (unidade de manutenção de estoque) mais versáteis e uma estratégia de visual merchandising mais ágil.
Continua depois da publicidade
Para o cenário competitivo, analistas esperam um mercado estruturalmente mais difícil, já que os players locais vêm melhorando suas operações enquanto os players estrangeiros podem atrapalhar.
Nesse sentido, a Zara vem tornando sua operação mais enxuta para melhorar sua competitividade, enquanto a H&M deve chegar ao Brasil em 2025, com um posicionamento potencialmente próximo ao da Lojas Renner.
Entre as três, a instituição financeira reitera preferência e recomendação de compra para C&A, com base em uma sólida dinâmica de resultados e valuation atrativo (9 vezes Preço/Lucro 2025).
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a XP manteve recomendação neutra para Guararapes com base em um valuation aparentemente justo (12 vezes P/L 2025).
Para Lojas Renner, apesar de uma visão mais construtiva, a corretora reiterou recomendação neutra.