Juros futuros viram para alta apesar de queda do dólar e recuo nas tarifas de energia

Braga informou ontem que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou o desligamento de usinas térmicas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os juros futuros viram para alta nesta quinta-feira (4), apesar da queda de mais de 1% do dólar à vista ante o real. No caso das taxas mais curtas, fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, atribuíram a queda mais cedo das taxas no trecho mais curto da curva ao recuo nas tarifas de conta de luz com o desligamento de usinas térmicas anunciado ontem pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A leitura é a de que isso deve dar algum alívio à inflação.

Às 11h07, o DI para janeiro de 2021 estava em alta de 3 pontos-base a 15,77%. No trecho curto, o DI para janeiro de 2017 operava estável a 14,44%. A alta de hoje pode estar relacionada a um repique por conta das fortes quedas dos juros nos últimos pregões. 

Braga informou ontem que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) determinou o desligamento de usinas térmicas que, juntas, geram até 2 mil megawatts de energia, a partir de 1º de março. No total, serão desligados sete empreendimentos térmicos. Ele ainda afirmou que com a decisão, a bandeira vermelha, que vigora desde janeiro do ano passado, será substituída pela amarela. E, mantidas as condições climáticas, existe possibilidade de chegar a verde em abril. Nos cálculos do ministro, as tarifas devem cair cerca de 7% a partir de março.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

(Com Agência Estado)

Leia também:

Carteira InfoMoney bateu Ibovespa em 8 pontos em janeiro; você já baixou?

Continua depois da publicidade

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa