Não é só na Bolsa: renda fixa também está precificando chances de Dilma vencer

Mercado futuro já estima juros maiores nos próximos anos com reeleição da presidente

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos meses o principal “driver” da Bolsa foi o cenário político. A cada pesquisa eleitoral ou novidade no noticiário eleitoral, as ações, principalmente, das estatais e bancos, ven reagindo com fortes oscilações.

E agora, com a recuperação de Dilma Rousseff nas novas pesquisas eleitorais, a Bovespa já começou a precificar uma vitória da candidata nas eleições. Mas não está sozinha: o mercado de renda fixa também já reage à uma possível vitória da atual presidente. 

O mercado de juros futuros é um dos mais sensíveis às decisões do Copom (Comite de Política Monetária), na medida em que o aumento ou redução da taxa selic interfere diretamente nos negócios. Dessa maneira, o mercado reage às expectativas de qual será o cenário após as eleições. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aparentemente em um cenário cada vez mais provável com a reeleição de Dilma, assim como as pesquisas eleitorais estão mostrando, economistas estimam que não deverá acontecer grandes mudanças na política econômica do Brasil. Assim, o superávit do País seria mais baixo e haveria um pequeno ajuste nos preços administrados. Além disso, o a expecativa é de baixo crescimento e alta inflação. 

Neste cenário, economistas estimam que a inflação e a Selic aumentaria no longo prazo. Algo em torno de 6,3% e 12%, respectivamente, a partir de 2016. 

Portanto, acreditando em uma vitória de Dilma Rousseff, o mercado de DI começa a precificar este cenário. O contrato com vencimento em janeiro de 2017 estava em 11% para a taxa básica de juros em um cenário de vitória da oposição. Mas nas últimas semanas o mercado está em alta e já beira os 12%, mesmo após ter um dia de queda ontem. Confira no gráfico abaixo:

Continua depois da publicidade

DI17