Precificando alta da Selic, BM&F tem recorde de negócios no mercado de DI

Após Mantega sinalizar que pode voltar a elevar a Selic, contrato futuro de DI pulou para marca histórica de 19.986 negócios em 15 de fevereiro

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBovespa (BVMF3) atingiu na última sexta-feira (15) a marca histórica de 19.986 negócios no contrato futuro de taxa média de DI (Depósitos Interfinanceiros) de um dia. O recorde anterior era de 13.324 negócios, registrados em 7 de fevereiro de 2013.

A negociação foi impactada pela crença do mercado de que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu sinal verde para que o Banco Central volte a elevar o juro básico depois de um regime de um ano e meio.  

Em encontro do G20, Mantega disse que a taxa de juros – e não o câmbio – é o principal instrumento de controle da inflação, e que tomará as devidas providências na hipótese de o índice de preços não desacelerar “espontaneamente”. O comentário veio depois que a inflação anual bateu em 6,15% em janeiro, a maior em um ano. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BC vem mantendo a Selic na mínima histórica de 7,25% desde outubro, o que deixa a taxa real de juros do País em 1,1%, mais baixa que das da China e Rússia. As declarações de Mantega sinalizam que o governo da presidente Dilma Rousseff não está mais contando com o dólar mais fraco para conter a inflação e pode subir a Selic já em abril.