Títulos alemães sobem, à espera de reunião na Zona do Euro

País ainda reportou queda na atividade da indústria, corroborando a cautela do mercado com a recessão do Velho Continente

Publicidade

SÃO PAULO – Os papéis da Alemanha com maturação para dez anos avançam, com a maior procura dos investidores por ativos mais seguros. Pela manhã, a maior economia da Zona do Euro reportou declínio de 0,5% na produção industrial em agosto.

A Alemanha vendeu € 2,42 bilhões para dívidas de seis meses. Mais uma vez, o tesouro do país conseguiu captar os recursos pagando um rendimento negativo aos investidores, de -0,0218, contra a emissão de setembro, quando pagou um yield de -0,0147%.

O dia ainda é marcado pelo aguardo do  encontro dos ministros de Finanças da região, que lançam oficialmente o fundo permanente de resgate, o ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização), com uma capacidade de empréstimos de € 500 bilhões.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A área do Euro também divulgou aumento do sentimento de confiança abaixo do esperado. O medidor subiu para -22,2, ante -20,8 aguardado pelo mercado. 

País Rendimento Variação Spread vs. Bund*
Grécia 18,36% -0,55% +16,88
Portugal 8,22% +0,09% +6,74
Itália 5,09% +0,46% +3,61
Espanha 5,74% +0,62% +4,26
França 2,28% -0,39% +0,80
Alemanha 1,48% -2,17%

* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg

Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.

Continua depois da publicidade

Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.