Espanha vende dívida com juro maior, em meio às incertezas sobre resgate

Declarações da vice primeira-ministra espanhola, de que o país precisa saber quanto o BCE comprará com os títulos antes de decidir se pedirá um resgate, corroborou com a cautela do mercado

Publicidade

SÃO PAULO – Com uma redução de apetite para risco no mercado, o rendimento nos títulos públicos de países considerados mais problemáticos têm aumento mais expresivo. A declaração do FMI (Fundo Monetário Internacional), de que cortará a previsão de crescimento global para este ano, colaborou para calibrar a cautela do mercado.

A Espanha realizou leilão de títulos de curto prazo, e teve que pagar yield acima do que o da venda anterior, passando de 0,946% em agosto para 1,203% na manhã desta terça-feira (25).

Os papéis de dívida da Espanha e da Itália recuam com a preocupação de que o cenário de déficit dos países está se deteriorando. A vice primeira-ministra espanhola Soraya Saenz de Santamaria disse que o país precisa saber quanto o BCE (Banco Central Europeu) gastará com os títulos antes de decidir se pedirá ou não um resgate à autoridade monetária.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

País Rendimento Variação Spread vs. Bund*
Grécia 19,43% -0,01% +17,87
Portugal 8,78% +1,35% +7,22
Itália 5,11% +1,21% +3,55
Espanha 5,76% +1,07% +4,69
França 2,27% +0,44% +1,83
Alemanha 1,56% +0,90%

* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg

Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.

Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.