Refletindo agenda econômica desfavorável nos EUA, iene se valoriza face ao dólar

Indicadores trabalhistas e da indústria decepcionam analistas e provocam pessimismo; carry trade em baixa

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O iene se valoriza frente à divisa norte-americana nesta quinta-feira (21), em sessão marcada por agenda econômica preocupante nos EUA.

Foram divulgados dois importantes indicadores da maior economia do mundo: Initial Claims, avaliando o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA, e Philadelphia Fed, responsável por medir o desempenho da atividade fabril na região de Philadelphia. Ambos indicadores surpreenderem negativamente as projeções dos analistas.

Aversão ao risco

Tal surpresa negativa propaga desconfiança entre os investidores que, mais avessos ao risco, reduzem o carry trade. Nessas operações, há a tomada de empréstimos em iene para posterior aplicação em outros mercados, visando o ganho referente ao diferencial entre as taxas de juro.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, a cotação do ouro marca variação positiva nesta sessão, favorecendo a desvalorização da moeda norte-americana. O dólar possui correlação negativa com o metal.

Confira as cotações

No pregão desta terça-feira, o iene se desvaloriza frente ao dólar norte-americano em relação ao fechamento anterior, registrando uma cotação de 96,15 ienes por dolar.

ÚltimoFech Ant
Dólar por Euro1,35871,3556
Iene por Dólar96,150096,1500
Iene por Euro130,7681130,4697
Iene por Real46,698246,3608