Real Digital deve ser lançado em 2024, diz presidente do BC

A moeda digital do BC incentivaria os bancos a tokenizar seus ativos, segundo Roberto Campos Neto

Lucas Gabriel Marins

(Raphael Ribeiro/BCB)

Publicidade

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (13) que a entidade deve lançar o real digital em 2024.

“A gente quer um piloto em 2023 e em 2024 eu gostaria de ter um lançamento”, falou Neto em um evento organizado pelo site Poder 360, em Brasília.

De acordo com o presidente do BC, o design da moeda digital do BC, que deve ser tokenizada, incentivaria outros bancos a adotar o modelo, ganhando eficiência.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se a moeda digital for realmente um depósito tokenizado, ela herda toda a regulamentação que já se aplica aos depósitos.”

Ideias sobre a formato e a emissão do dinheiro digital nacional vêm sendo discutidas pelos membros da instituição desde 2020. Naquele ano, foi criado um grupo de trabalho sobre o tema.

De acordo com a Reuters, no evento Neto falou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a ideia de uma moeda digital tokenizada.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (12), o BC divulgou que está criando um grupo de trabalho que reune vários departamentos para estudar maneiras de fazer custódia, negociação e liquidação de ativos por meio de blockckchains.

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney