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Rastreador em carro deve baratear seguro em 40%

Desde a semana passada, a Volkswagen instala o dispositivo de segurança em seus automóveis no momento da fabricação

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Além da vacina anti-furto e de outros localizadores convencionais, o motorista tem a disposição um novo dispositivo, que visa baratear o preço do seguro do carro em até 40%: um rastreador instalado diretamente na fábrica.

Desde a semana passada, o sistema faz parte de toda a frota da montadora Volkswagen, em suas unidades Anchieta (São Bernardo do Campo/SP), Taubaté/SP e São José dos Pinhais/PR.

Queda no preço

A empresa informou, por meio de nota, que iniciou oferta do dispositivo em 2005, com o modelo Golf. Com isso, detalhou, o carro desapareceu da lista dos 12 veículos mais roubados do País, feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep): do 1º lugar da lista em 2004 passou para o 8º lugar em 2005 e saiu do ranking em 2006. Nesse mesmo período, o preço da proteção para o automóvel caiu, em média, 40%.

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Vale lembrar ainda que o modelo mais visado pelos ladrões em nível nacional, segundo última lista da Susep, é a Parati, também da Volks.

No bolso

De acordo com a montadora, a habilitação do sistema poderá ser contratada por um custo anual de R$ 575 a R$ 800. Este valor pode ser negociado entre cliente e seguradora na contratação do seguro, a exemplo do que já vem sendo praticado atualmente no mercado.

“Nas grandes praças a prática comprova que o desconto alcançado junto à seguradora supera o custo de ativação do sistema, conforme ocorreu com o modelo Golf desde 2005”, conclui a montadora por meio de nota.

Vacina anti-furto

As próprias seguradoras ainda fornecem produtos que barateiam o prêmio (preço) de apólices de carros. Um exemplo é a vacina anti-furto, que nada mais é do que a marcação do número do chassi em diferentes peças do carro para inibir roubos e furtos.

E quanto maior adesão ao sistema, a probabilidade é que menos se pague pelo seguro.
Veja: o prêmio é calculado com base nas indenizações (sinistros) do ano anterior. Quanto mais roubos são evitados e outros tantos carros são encontrados, a base de cálculo torna-se menor.

Além disso, empresas oferecem “estímulos” de adesão à vacina aos seus clientes. A Marítima Seguros, por exemplo, dá desconto de 5% no valor do apólice. Na Porto Seguro, por sua vez, o preço chega a ficar 30% menor.