Randon é a small cap mais recomendada pelos analistas pelo 5º mês consecutivo

Ação foi citada em 13 das 31 carteiras monitoradas pela InfoMoney em abril; Localiza e EzTec dividem a segunda posição

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Pela quinta vez consecutiva, a Randon (RAPT4) foi a small cap mais citada nas carteiras recomendadas para o mês. No entanto, o que mais chama a atenção é o número de recomendações que a ação recebeu, sendo citada em 13 dos 31 portfólios monitorados pela InfoMoney para abril – cinco a mais do que foi visto na medição anterior -, o que colocou a ação como a terceira mais recomendada para o mês, ficando atrás apenas das tradicionais Vale PNA (VALE5) e Petrobras PN (PETR4).

Tendo como base os papéis que compõem o SMLL (Índice de Small Caps da BM&F Bovespa), a segunda posição foi dividida pelas ações da Localiza (RENT3) e da EzTec (EZTC3), lembradas em seis portfólios diferentes.

Além destas três, outras 26 small caps foram citadas pelos analistas. Cabe mencionar que, segundo a BM&F Bovespa, “as empresas que, em conjunto, representarem 85% do valor de mercado total da bolsa são elegíveis para participarem do índice MLCX (Mid Large Caps). As demais empresas que não estiverem incluídas nesse universo são elegíveis para participarem do índice SMLL. Não estão incluídas nesse universo empresas emissoras de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e empresas em recuperação judicial ou falência”.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao todo, 31 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Amaril Franklin, Ativa, Banif, BB Investimentos, Bradesco Corretora (2 carteiras), Citigroup, Coinvalores, Fator, Geração Futuro, Geral, HSBC, Itaú BBA, Link Investimentos, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, Um, Walpires, WinTrade e XP (2 carteiras).

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em abril, apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.

Randon
Assim como nos levantamentos anteriores, o otimismo dos analistas sobre a empresa acompanha as boas perspectivas de crescimento da economia brasileira, tendo em vista a relação entre o desenvolvimento do País e das atividades da fabricante de autopeças. Aliado a isso, também é esperado que o setor de infraestrutura receba forte montante de investimentos nos próximos anos, por conta tanto da segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) quanto de eventos esportivos que o Brasil recepcionará, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Continua depois da publicidade

No entanto, mesmo diante de um cenário tão favorável para a empresa, a ação tem tido uma performance abaixo dos seus pares. Na opinião dos analistas do BB Investimentos e da Ativa Corretora, esse “atraso” é mais um motivo para montar posição no ativo, tendo em vista que o desempenho operacional da companhia segue muito bom desde o ano passado. “Enxergamos como atrativo o atual nível de preços e múltiplos que se encontram seus papéis”, afirmam os analistas da Planner Corretora.

Além disso, a Ativa escreve em seu relatório mensal que as ações da Randon tiveram um desempenho ruim em março – queda de 0,89% -, muito por conta da aversão ao risco que tomou o mercado após as medidas macroprudenciais anunciadas pelo governo para enxugar o crédito e tentar trazer de volta a inflação para próximo do centro da meta. Para a corretora, mesmo que os papéis da empresa possam vir a apresentar volatilidade no curto prazo por conta dessas medidas, o horizonte de longo prazo permanece bastante promissor.

O time da Planner destaca também as vendas de caminhões no Brasil, que cresceram 47% entre 2009 e 2010, “e que devem seguir em bom ritmo ao longo de 2011”, embora abaixo dos níveis vistos no ano anterior. Por fim, a SLW Corretora ressalta que a Randon continua apontando para um desempenho favorável na maioria dos países em que atua.

Outras recomendações
Com três recomendações, foram mencionadas nas carteiras de abril as ações da Brookfield (BISA3), Cetip (CTIP3), Dasa (DASA3), Eletropaulo (ELPL4), Energias Brasil (ENBR3), Light (LIGT3), Marfrig (MRFG3) e OHL Brasil (OHLB3). Com dois votos, aparecem Gafisa (GFSA3), Hering (HGTX3), Lupatech (LUPA3), Rossi (RSID3) e Totvs (TOTS3).

As demais small caps foram citadas uma única vez nos portfólios desse mês: Banco ABC Brasil (ABCB4), Bic Banco (BICB4), B2W (BTOW3), Even (EVEN3), Fertilizantes Heringer (FHER3), Fleury (FLRY3), Magnesita (MAGG3), Marcopolo (POMO4), Multiplus (MPLU3), OdontoPrev (ODPV3), Positivo (POSI3), Sulamerica (SULA11) e Tereos (TERI3).

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers