Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta segunda-feira

Ibovespa tem alta de 1,46%, impulsionado por commodities; ações da Odontoprev disparam após acordo com Bradesco Dental

Publicidade

SÃO PAULO – A semana começa positiva para os principais mercados acionários globais. Nesta segunda-feira (19), o índice norte-americano Dow Jones caminha para o maior patamar em um ano, enquanto as principais bolsas europeias fecharam o dia com valorização.

No cenário doméstico, o Banco Central divulgou o relatório Focus, que pela terceira semana consecutiva mostra melhora nas projeções para a economia do País. Assim, espera-se que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2009 avance 0,12% neste ano.

Acompanhando o clima otimista e as melhores perspectivas, o Ibovespa sobe 1,46%. Ainda assim, a volatilidade pode aumentar nesta sessão, que é marcada pelo vencimento de opções sobre ações na BM&F Bovespa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Commodities

Na cena corporativa doméstica, a atenção volta ao setor de petróleo e gás. A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado promove uma audiência pública nesta sessão para discutir a Petrosal – nova companhia estatal que o governo pretende criar para representá-lo na administração do pré-sal.

Ademais, um porta-voz do Sindipetro que não quis ser identificado afirmou à rede Bloomberg que os funcionários da Petrobras (PETR4) que entraram em greve na última semana devem retornar ao trabalho ainda nesta sessão.

Refletindo as notícias, as ações da Petrobras avançam 2,31%, enquanto as de Vale (VALE5) e Gerdau (GGBR4) se valorizam em, respectivamente 2,62% e 3,82%.

Continua depois da publicidade

Parcerias

A Odontoprev (ODPV3) anunciou que fechou acordo com a Bradesco Dental para integração das atividades no segmento de planos odontológicos. Assim, a negociação prevê que a Bradesco Dental passe a ser subsidiária integral da OdontoPrev e a Bradesco Saúde S/A, única acionista da Bradesco Dental, receba ações de emissão daquela. Neste contexto, as ações da Odontoprev têm forte alta de 33,13%.

Fim de análise de ativos

A GVT (GVTT3) comunicou que a francesa Vivendi finalizou de “forma satisfatória a diligência legal” (análise de ativos) e que esta autorizou a compra de papéis da GVT. Com isso, as ações da última avançam 0,65%.

Fibria

De acordo com notícia publicada pela rede Bloomberg, a Fibria – empresa resultante da fusão entre Aracruz (ARCZ6) e VCP (VCPA3) – planeja vender títulos em dólar.

Continua depois da publicidade

Ademais, a Moody’s afirmou no último dia 16 que a companhia deve ofertar US$ 1 bilhão em notas com vencimento entre 2016 e 2019. Os analistas atribuíram o rating “Ba1” em moeda estrangeira e consideram que a perspectiva é negativa.

Acordos e reivindicações

A Randon (RAPT3, RAPT4) anunciou a venda de 300 vagões ferroviários para a japonesa Mitsui Rail Capital Participações. Segundo a companhia brasileira, a negociação é de cerca de R$ 55 milhões.

Já os investidores devem ficar atentos ao primeiro movimento contra a fusão de Sadia e Perdigão (PRGA3). A alemã Dr. Oetker registrou junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um pedido de oposição à operação, que foi anunciada há cinco meses.