Quem é o megainvestidor que pode se tornar assessor de Trump na Casa Branca?

O nova-iorquino foi um dos primeiros grandes investidores de Wall Street a declarar apoio a Trump e já disse que o bilionário será muito melhor para a economia norte-americana do que Hillary Clinton

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O megainvestidor norte-americano Carl Icahn, dono de uma fortuna estimada em US$ 19 bilhões, pode ser um dos assessores econômicos de Donald Trump. Fontes disseram à Fox Business que o bilionário ainda não decidiu se assumirá algum cargo na Casa Branca ou se permanecerá como uma espécie de “conselheiro informal” do republicano, como fez ao longo da campanha.

Segundo a Forbes, Icahn, de 80 anos, já teria recusado uma sondagem para ser secretário do Tesouro, mas sinalizou que considera aceitar algum “cargo oficial”, detalhando que não receberia salário e que passaria mais tempo em seus escritórios, em Nova York, do que em Washington.

Icahn, que tem diversos negócios em comum com o presidente eleito, já havia dito também que o magnata era “o homem certo para chacoalhar as agências reguladoras” dos EUA. Segundo a Fox Business, o megainvestidor considera a administração Obama um entrave para a economia, com os altos impostos e o ambiente regulatório oneroso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O nova iorquino foi um dos primeiros grandes investidores de Wall Street a declarar apoio a Trump e já disse que o bilionário será muito melhor para a economia norte-americana no longo prazo do que Hillary Clinton teria sido. “Não se pode ter mais do mesmo neste país”, declarou à Reuters.

Tamanha confiança fez Icahn deixar a festa oficial em comemoração à vitória de Trump nas urnas para fazer um investimento bilionário em ações. “Teria investido muito mais, mas só consegui colocar cerca de US$ 1 bilhão”, disse à Bloomberg TV.

Origem Simples, estilo agressivo
Nascido na região do Queens, em Nova York, Icahn é filho de um professor e de uma dona de casa. Ele se formou em filosofia em Princeton e chegou a cursar medicina por dois anos, mas abandonou o curso para entrar nas forças armadas.

Continua depois da publicidade

Começou em Wall Street em 1961 e, com o estilo agressivo, consolidou sua carreira ao se tornar controlador de diversas companhias. Atualmente, comanda a Icahn Enterprises, uma holding de porfólio diversificado. Na lista de empresas em que tem grande participação acionária atualmente estão Texaco, Marvel Comics, Netflix, Time Warner, Motorola e Herbalife.

Entre os negócio em comum com o presidente eleito dos EUA, Icahn controlava o casino Trump Taj Mahal, em Atlantic City, antes de o negócio ser fechado em outubro de 2016.