Tecnologia

Quase 90% das empresas brasileiras utilizam redes sociais

O Twitter é a mídia que mais cresceu entre as empresas

SÃO PAULO – A presença de empresas brasileiras em redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube, blogs e Google Plus, cresceu 25% nos últimos dois anos. Um levantamento realizado pela Burson-Marsteller mostra que 88% das companhias do País utilizam pelo menos uma das mídias como plataforma de comunicação.

O índice do Brasil é maior do que a média da América Latina e global, de 65% e 87%, respectivamente. Para o CEO da Burson-Marsteller para a América Latina, Ramiro Prudencio, a pesquisa mostra um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders. “Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, explica o CEO.

O estudo Latin America Social Media Check-up 2012 examinou as 25 maiores empresas da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

PUBLICIDADE

Redes sociais
O Twitter foi a mídia social que se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina. Já o Facebook é utilizado 52% das maiores empresas, seguido pelo Google+, com 40%, e 28% por blogs corporativos.

O levantamento ainda mostra que, além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, é possível notar que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos.