Quanto valem as marcas do futebol brasileiro; Flamengo é campeão

Palmeiras disparou com relação ao ano passado, mas ainda não chega ao valor do Corinthians

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A marca Flamengo vale cerca de R$ 1.493 milhões, de acordo com o estudo 9º Valor das marcas dos clubes brasileiros, da BDO Brazil. Isso a coloca à frente de todas as outras competidoras no país. Em segundo lugar, muito próximo, vem o Corinthians, valendo R$1.422 milhões.

Em seguida, com uma melhoria significativa com relação ao ano anterior, vem o Palmeiras. O verdão, que estava na quarta posição em 2015 – valendo R$ 651,2 milhões, teve o maior crescimento da lista, de 56% e chegou neste ano a R$ 926,3 milhões.

O clube ultrapassado foi o São Paulo (R$ 666,6). Ele vem logo à frente do Grêmio, primeiro time fora de Rio e São Paulo a aparecer na lista.

Continua depois da publicidade

Graças à melhoria, tanto em qualidade como em número, das informações prestadas pelos clubes, essa edição apresenta um número recorde de 34 participantes. O valor total contabilizado é de quase R$ 10 bilhões, um crescimento de 17,4% em relação a 2015.

O relatório faz ainda uma leitura dos últimos 5 anos, onde mostra que o clube com maior crescimento percentual no período foi a Chapecoense. A disparada foi de 257%, e traz na sequência Atlético Mineiro (187%) e Cruzeiro (181%).

Em termos absolutos no mesmo período, o campeão de crescimento é o Flamengo (R$ 701,4 milhões), seguido de Palmeiras (R$ 540,6 milhões) e Corinthians (R$ 417,4 milhões).

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney