Qualicorp (QUAL3) anuncia mudanças na gestão e papéis disparam na B3

Rede D'Or (RDOR3) repassa gestão de sua participação na operadora de saúde para a Prisma, e movimento foi considerado positivo pelo mercado

Equipe InfoMoney

Publicidade

Uma série de mudanças na gestão da Qualicorp (QUAL3), anunciada na noite de segunda-feira (2), faz a ação da gestora de planos de saúde liderar as altas entre os papéis do Ibovespa nesta terça-feira (3). As ações, que subiram mais de 16% e chegaram a entrar em leilão, encerraram o dia cotadas a R$ 5,94, com alta de 7,6%.

O motivo é que a Rede D’Or (RDOR3), que detinha 25,85% de participação na empresa, contratou por seis anos a Prisma Capital para assumir a gestão de 19,85% do capital votante e total da Qualicorp, tornando o novo veículo um dos acionistas relevantes da companhia. Os 6% restantes ainda continuarão sob custódia da Rede, uma vez que essa participação é fruto de um acordo de acionistas firmado em 2019, referente a um non compete com o fundador e ex-acionista, José Seripieri Filho, segundo apurou a coluna Pipeline, do Valor.

De acordo com a Rede D’Or, a contratação da Prisma tem como objetivo “a realização de uma gestão profissional e discricionária, buscando os melhores interesses da companhia e da Qualicorp com objetivo de criação de valor de longo prazo”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A partir do anúncio, a Qualicorp também informou a saída de indicados da Rede D’Or no conselho de administração e também do CEO da empresa. O então presidente do board, Heráclito Brito, e os conselheiros Mauro Sampaio e Martha Saavedra renunciaram ao posto. Entraram em seus lugares, os sócios da Prisma João Mendes e Rodrigo Pavan, além de Ricardo Saad, executivo com experiência no setor de seguros.

Muriclo Ramos Neto, então vice-presidente do conselho, passa a ser o chairman, com Roberto de Souza ocupando a vice-presidência. Ato contínuo, o board também elegeu Elton Carluci, executivo formado dentro da Qualicorp, para o cargo de CEO em substituição a Bruno Blatt, ligado à Rede D’Or.

O Credit Suisse avalia que a mudança minimiza o conflito de interesse entre Rede D’Or e Qualicorp depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão entre a rede de hospitais com a SulAmérica. O acúmulo de funções da Rede D’Or dentro da cadeia era uma preocupação de concorrentes e de agentes de mercado.

Continua depois da publicidade

Para o Itaú BBA, a contratação aprimora a governança corporativa da Qualicorp. O BBA tem recomendação outperform para a Rede D’Or, com preço-alvo de R$ 41 por ação. “Embora a  participação da Rede D’Or na Qualicorp seja mantida, acreditamos que a transferência da gestão para um terceiro é positiva, pois cria mais independência e potencializa a governança corporativa”, escreveu o banco.