Qual o lugar do Brasil no mundo? Gianetti trata dessa e de outras questões em “Trópicos Utópicos”

Economista e professor Eduardo Gianetti lança em São Paulo nesta segunda-feira seu novo livro, que trata sobre a identidade nacional

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O economista e professor Eduardo Gianetti lança nesta segunda-feira (27), em São Paulo, o livro Trópicos Utópicos, pela Companhia das Letras. O livro tem como assunto central a identidade nacional, ao qual o leitor é conduzido a refletir após passar por reflexões sobre a ciência, a tecnologia e o crescimento econômico.

Organizado em aforismos ou microensaios, o livro propõe uma abordagem sobre a questão da identidade, que olha antes para o futuro que para o passado: é possível unir o Brasil em torno de um projeto próprio no mundo globalizado?

“Quem somos nós? Qual o lugar do Brasil no mundo e o que nos distingue como nação?”, questiona Gianetti. Ele ressalta ser próprio da melhor tradição de intérpretes do Brasil abordar a questão da nossa identidade de um ponto de vista histórico e retrospectivo — buscando em nossas raízes e na formação da nação brasileira, com suas bênçãos e males de origem, o segredo da nossa singularidade e destino comum.

“Este livro revisita o tema da identidade, porém com uma diferença de enfoque. O objetivo é analisar os elos que nos ligam ao mundo e distinguir os traços que nos definem como nação, mas a partir de um olhar utópico e prospectivo. Cada cultura incorpora um sonho de felicidade. Que constelação de valores seria capaz de nos unir em torno de um projeto original de realização no mundo globalizado? Existirá uma utopia mobilizadora da alma e das energias dos brasileiros? A que vem o Brasil, afinal, como nação?”, questiona no prefácio. 

O plano geral do livro é formado por 124 seções ou microensaios, divididos em quatro partes. As três primeiras abordam respectivamente os três ídolos da modernidade — a ciência, a tecnologia e o crescimento econômico — e os seus impasses. Já a quarta parte introduz a questão nacional e elabora a perspectiva brasileira que orienta a discussão da crise civilizatória. Por fim, está a conclusão, ou o “Sonhar o Brasil”. 


Lançamento

Quando: 27 de junho de 2016, segunda-feira, às 19h (horário de Brasília)

Onde: Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Av Paulista nº 2073, São Paulo (SP)

Trópicos Utópicos

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.