Publicidade
SÃO PAULO – Que o processo de tomada de decisão possui várias etapas não é segredo para ninguém. Entre ter uma idéia e defini-la como alternativa viável e interessante pode, por vezes, existir um espaço de tempo considerável. Mas, feito isso, é de se esperar que entre a tomada de decisão e a ação não exista qualquer obstáculo, afinal, a estratégia já está estruturada. É só puxar o gatilho.
De fato, segundo Mark Tier, no livro Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett, é assim que funciona para os grandes mestres, que agem imediatamente ao tomar uma decisão. Mas, este não parece ser o caso de muitos investidores, que mesmo depois de muito tempo dedicado a um negócio, dão as ordens cheios de hesitação.
É preciso ter critérios
Segundo o autor, o ato de adiar as decisões reflete, na verdade, a ausência de critérios de investimentos claros. “O investidor que não tem critérios de investimento está sempre atormentado pela dúvida. Não há sentido no seu processo de tomada de decisão. Ele nunca terá certeza de estar fazendo a coisa certa”.
Ao contrário, ele cai no que Tier chamou de jogo das hipóteses, o famoso ” e se..?”, infinito número de cenário hipotéticos que podem afetar a mente de um investidor. Além disso, o famoso “e se eu estiver errado?”, com freqüência consegue, pelo menos, conduzir o investidor a uma posição menor do que aquela indicada pela estratégia.
Mas, “tais questões nunca passam pela mente do mestre em investimentos”. De acordo com Tier, eles agem imediatamente, afinal, encontraram um investimento que entendem e que atendem seus critérios, sabem por quanto querem comprar ou vender e têm os recursos disponíveis.
Além disso, a experiência acumulada e o quanto já pensaram a respeito provam a validade de sua filosofia e de seu sistema de investimento, ou seja “não há mais nada em que pensar. Comprar ou vender torna-se nada mais do que uma rotina”.
Continua depois da publicidade
Você hesita quando sai para jantar?
Como exemplo, Tier cita a decisão de ir a um restaurante qualquer, a partir da qual o passo seguinte é fazer a reserva sem hesitar, já que não há motivos para “travar um debate interior sobre o desejo de ir a este restaurante nem pensar sobre outros restaurantes que poderiam ser melhores (…)”.
Isto é, “Buffet e Soros telefonam a seus corretores com a mesma falta de emoção com que você faz reservas para um jantar, teatro ou vôo”, diz o autor, segundo o qual, o mestre não apenas age instantaneamente, como também é capaz de decidir com rapidez se faz um investimento ou não.
Warren Buffet, por exemplo, pode dizer “não” em cerca de dez segundos para a maioria das propostas que aparecem simplesmente porque tem filtros, seus critérios de investimento. Enfim, “para Buffet e Soros, tomar uma decisão de investir é como escolher entre preto e branco. Não há nuances: ou o investimento está de acordo com os critérios ou não. Quando está, eles investem”.