Publicidade
SÃO PAULO – Reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera não é uma tarefa simples. Governos, empresas e institutos de pesquisa e universidades do mundo inteiro têm trabalhado no sentido de buscar soluções eficientes nesse sentido.
Assim, a PSA Peugeot Citröen, montadora francesa de automóveis, apresentou na última segunda-feira (09) sua contribuição: a empresa anunciou a menor célula combustível do mundo para veículos.
A Genepac, como é chamada, tem o tamanho de uma mala e energia de 80 KW, o que quer dizer que tem autonomia para rodar 500 Km, podendo ser usada em veículos leves de serviço.
Mercado deve aguardar
No entanto, apesar de superar os outros modelos disponíveis, a célula da PSA continua inadequada para o uso geral. Em primeiro lugar, a energia é insuficiente. Depois, o tamanho ainda precisa ser reduzido: apesar de o volume, de 57 litros, ser o menor, não se encaixaria em um carro de passeio.
Além disso, o preço desta tecnologia continua a ser um obstáculo. Como parte da célula é fabricada com a utilização de platina, um metal considerado precioso, seu custo fica bastante elevado.