Publicidade
SÃO PAULO – Uma nova indicação de que o BCE (Banco Central Europeu) irá intervir no mercado de dívida, para ajudar países em dificuldades financeiras, provoca a queda generalizada dos juros sobre bônus de nações periféricas da Europa, em especial de Grécia e Espanha, nesta terça-feira (4).
Conforme a imprensa internacional, o presidente do BCE, Mario Draghi afirmou que a instituição tem a “responsabilidade” de atuar nos mercados da dívida. A declaração vem apenas três dias antes da reunião da autoridade, quando se espera o anúncio oficial de um plano para compra de dívida soberana de Itália e Espanha.
“Draghi defendeu o programa do BCE de compra de bônus a médio prazo (de até três anos) nos mercados secundários, ante a Eurocâmara em Bruxelas, com a finalidade de aliviar a carga dos países que pior se financiam nos mercados”, teria dito um eurodeputado, que pediu o anonimato, à agência AFP.
Continua depois da publicidade
Pressão sobre os mais ricos
Em contrapartida, a pressão sobre os países europeus mais ricos, como França e Alemanha, é maior nesta sessão. Na noite de segunda, a Moody’s reduziu de estável para negativa a perspectiva do rating Aaa de longo prazo da União Europeia.
A decisão, conforme a agência de risco, reflete o recuo das perspectivas de importantes países membros, como Alemanha e França. Essas duas nações, junto com Holanda e Grã-Bretanha, somam 45% da receita da União Europeia, de acordo com a Moody’s.
| País | Rendimento | Variação | Spread vs. Bund* |
|---|---|---|---|
| Grécia | 21,89% | -4,54% | +20,51 |
| Portugal | 9,20% | -1,35% | +7,82 |
| Itália | 5,72% | -0,94% | +4,34 |
| Espanha | 6,64% | -3,05% | +5,26 |
| França | 2,21% | +0,27% | +0,83 |
| Alemanha | 1,38% | +0,36% | – |
* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg
Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.
Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.