Crédito

Projeção para crescimento do crédito em 2015 cai para 9%, aponta BC

Os bancos públicos, que cresceram no ano passado 16,7%, tinham projeção em março de 14%, agora, o BC reduziu para 13%

Aprenda a investir na bolsa

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, revisou as projeções para o crescimento do crédito no ano. Para o crédito total, a expectativa passou de 11% para 9%; no direcionado, de 16% para 14%; no livre, recuou de 6% para 5%. Segundo Maciel, essa revisão decorre do ajuste macroeconômico em curso. “Nossas pesquisas de condições de crédito apontam para um menor crescimento do crédito em 2015”, afirmou. “No crédito direcionado, estamos tendo um ajuste mais significativo”, disse.

Os bancos públicos, que cresceram no ano passado 16,7%, tinham projeção em março de 14%. Agora, o BC reduziu para 13%. Para os privados, a expectativa caiu de 7% para 4%. As instituições privadas estrangeiras tiveram projeção mantida em 7%. “O crédito como um todo mostra esse menor crescimento. Dois fatores são importantes, um é o ciclo monetário, o outro é o menor crescimento da atividade econômica”, disse Maciel.

Com esse desempenho, a projeção do BC para o crédito como proporção do PIB ficou em 56%. A autoridade monetária, no entanto, preferiu não comparar essa projeção com a anterior porque a forma de cálculo do PIB mudou.

Aprenda a investir na bolsa