Produtos florestais apresentam resultados positivos em 2016

Balança comercial do setor registrou superávit de US$ 3,8 bilhões, alta de 7,2% na comparação com os números obtidos em igual período de 2015

Datagro

Publicidade

O segmento de produtos florestais continua apresentando resultados favoráveis em 2016. De janeiro a julho deste ano, a balança comercial do setor registrou superávit de US$ 3,8 bilhões, alta de 7,2% na comparação com os números obtidos em igual período de 2015, de acordo com informações da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Até o mês de julho o volume das exportações de celulose alcançou 7,5 milhões de toneladas, elevação de 12,7% sobre 2015. Já os segmentos de painel de madeira e papel, que em geral possuem grande parte do volume direcionado para o mercado doméstico, houve um redirecionamento das vendas para outros países, especialmente para a América Latina. 

“A alta do volume de celulose exportada é justificada pelo aumento da produção com a entrada de novas linhas”, disse, em nota, Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.

Continua depois da publicidade

Produção – A produção brasileira de celulose superou as 10 milhões de toneladas no ano, alta de 8,9% em relação ao mesmo período de 2015. A produção de papel se manteve estável em 6 milhões de toneladas, igual ao número do ano passado.

Vendas Domésticas – De janeiro e julho de 2016, as vendas de papel no mercado doméstico atingiram 3 milhões de toneladas, registrando estabilidade na comparação com o mesmo período de 2015. No segmento de painéis de madeira, as vendas no mercado interno atingiram 3,6 milhões de m³, volume 5% inferior na comparação com o mesmo período do ano passado.