Produtividade da soja é maior com adubação na linha de plantio

Com este método, rendimento do grão é 5,1 sacas por hectare superior se comparado ao sistema de fertilização a lanço

Datagro

Publicidade

SÃO PULO – Fazer cada vez mais com menos – tema, aliás, do Global Agribusiness Forum 2016  – é a premissa mais relevante para o desempenho positivo da atividade agrícola moderna. Nesta busca, o uso cada vez mais eficiente dos insumos, como, por exemplo, os fertilizantes é um dos principais desafios para o produtor rural.

Uma recente pesquisa, elaborada pela Mosaic, revela que o rendimento da produtividade da soja – principal cultura do País – é maior quando o adubo é aplicado na linha de plantio. A constatação é fruto de um conjunto de estudos técnicos de campo, realizados durante três anos na região de Itiquira, no Mato Grosso, com o objetivo de identificar a eficiência da prática de adubação na linha em relação ao método a lanço.

A utilização da adubação a lanço é fortemente presente nas práticas dos produtores rurais, porém, muitos questionamentos ainda são gerados no que diz respeito à eficiência deste modelo quando comparado à adubação na linha de plantio. Tradicionalmente, defensores da adubação a lanço apontam o rendimento de plantio como maior vantagem do sistema. Já os especialistas que defendem a aplicação de fertilizantes na linha de plantio, ressaltam que este método promove maior eficiência agronômica do nutriente presente no adubo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para avaliar a eficiência dessas formas de aplicação do fertilizante e os resultados variam muito, mas dependem fortemente das condições de teor de fósforo no perfil do solo e do regime hídrico durante o ciclo da lavoura. No trabalho da Mosaic, foram feitas pesquisas avaliando fertilizantes de plantio de soja e duas formas de aplicação para qualificar o rendimento dessa cultura em resposta às fontes de nutrientes e a forma de aplicação. O resultado final mostrou que a produtividade da soja é 5,1 sacas por hectare superior quando o adubo é aplicado na linha de plantio.

Segundo Silvano Abreu, especialista agronômico responsável pelo estudo, a fertilidade do solo pode influenciar em até 60% a produtividade da lavoura, sendo que o manejo e aplicação corretos de nutrientes são fatores determinantes para alcançar resultados significativos. De acordo com Abreu, a adubação na linha também permite ao produtor, especialmente do Cerrado – região onde a pesquisa foi realizada – mitigar riscos no declínio de produtividade em caso de seca, já que a aplicação do fósforo na linha de plantio promove o crescimento das raízes para camadas mais profundas do solo, diminuindo o risco de estresse hídrico das lavouras em veranicos.