Produção Japonesa sobe 1,5% afetada pela queda nas exportações

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O Índice da Produção Industrial do Japão apresentou variação positiva de 1,5% em novembro, ficando abaixo do esperado pelas empresas japonesas, que previam um aumento de 2%. Entretanto o número observado foi superior às expectativas de alguns economistas, que projetavam um aumento de 1,2%.
As companhias japonesas esperam agora um aumento de 0,7% para dezembro, pouco mais da metade do índice de novembro, obrigando a revisão de seus planos de expansão para este mês.
As mudanças no curso da economia americana vêm afetando diretamente a produção japonesa. Suas exportações para os EUA caíram 4,5% em dezembro quando comparado a um ano atrás. A confiança do consumidor cresceu apenas 0,1 ponto estando agora em 43,4 pontos, o menor crescimento desde a trajetória positiva do índice que começou em setembro de 1999.
O Governo Japonês em seu comunicado sobre a produção nacional reconheceu que a produção do país apresenta um moderado movimento de alta, afetada pelo desempenho das exportações. É a primeira vez desde julho do ano passado que o Governo utiliza a expressão “moderado” para o crescimento industrial do país.

Compartilhe