Produção industrial interrompe trajetória de queda em junho, diz IBGE

Ainda assim, alta foi pouco significativa, de apenas 0,2% frente a maio; na comparação anual, houve queda de 5,5%

Publicidade

SÃO PAULO – A produção industrial interrompeu três quedas mensais consecutivas e registrou breve retomada em junho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira (1). No período, o nível de atividade cresceu 0,2% frente a maio, mas, no acumulado do ano, o setor acumula forte baixa de 3,8%.

Em relação a junho do ano passado, a desaceleração é ainda mais perceptível, tendo em vista que a produção consolida queda de 5,5% no período. Nessa base de comparação, este foi o pior resultado desde setembro de 2009 (-7,9%).

Metade da indústria ainda em queda
Na comparação com maio, menos da metade (12) dos 27 ramos investigados apontaram avanço na produção, com destaque para os setores de equipamentos de transporte (+12,5%), farmacêutico (+8,6%) e de veículos automotores (+3,0%).

Por outro lado, entre as atividades que recuaram a produção, os desempenhos de maior importância para o resultado global foram registrados por borracha e plástico (-5,7%) e indústrias extrativas (-2,2%).

No acumulado do ano, contudo, a produção de veículos lidera entre as perdas, com queda de 18%. Já entre os avanços, o destaque é a indústria química (+3,8%), além de refino de petróleo e produção de álcool (+3,6%).

Entre as categorias de uso, os seis primeiros meses de 2012 confirmaram o menor dinamismo para bens de capital (-12,5%) e bens de consumo duráveis (-9,4%).