Produção industrial da Zona do Euro registra queda de 0,8% em abril

Trata-se do maior declínio em quatro meses; considerando os 27 países da UE, a produção industrial caiu 0,4% na passagem mensal

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A produção industrial da Zona do Euro encolheu 0,8% em abril na comparação com março, a maior queda em quatro meses, informou a Eurostat nesta quarta-feira (13). Com o resultado, o nível geral da produção é o mais fraco desde setembro de 2010. Em março, o indicador havia registrado baixa de 0,1%.

O indicador retraiu na Espanha e em Portugal, dois dos países que sofrem com a crise da dívida, bem como na Itália, que tem tentado reformar sua economia e evitar a necessidade de ajuda externa. A Alemanha, considerada potência industrial do bloco, também viu sua produção recuar acentuadamente no período.

Considerando os 27 países da União Europeia, a produção industrial recuou 0,4% em abril, após cair 0,2% no mês anterior. Na comparação com abril de 2011, a produção industrial caiu 2,3% na Zona do Euro e 1,7% em todo o bloco europeu.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Destaques
Na comparação com março, as maiores quedas na produção ocorreram em Portugal (-6,5%), Alemanha (-2,0%) e Itália (-1,9%). Na Espanha, a queda foi mais leve, de 0,7%. No Reino Unido houve estabilidade, enquanto Holanda (+2,9%), Polônia (+2,3%) e Malta (+1,9%) tiveram avanços.

Em relação ao ano anterior, as maiores quedas ocorreram em Itália (-9,2%), Espanha (-8,3%) e Portugal (-7,6%). Por outro lado, as maiores altas foram registradas em Eslováquia (+10,9%), Lituânia (+6,9%) e Holanda (+4,7%).