Publicidade
O grande destaque da sessão desta terça-feira (2) será a divulgação da produção industrial brasileira de outubro, a partir das 9h. A projeção é de crescimento de 0,4% na comparação com o mês imediatamene anterior e de 0,2% na base anual.
Quer ficar bem informado? Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
No cenário político, a Comissão Mista de Orçamento analisa a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. A Comissão de Assuntos Econômicos vota o projeto de lei 5.473/2025, que aumenta a carga tributária sobre fintechs e casas de apostas, em horário ainda não definido. Também às 9h, está prevista a análise do relatório da MP 1.309/2025, que libera R$ 30 bilhões para setores afetados pelas tarifas dos EUA. Às 14h, a CCJ da Câmara avalia o processo de cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Oportunidade com segurança!
Além disso, em Belo Horizonte, deputados mineiros devem votar a autorização para privatizar a Copasa (CSMG3) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Agenda
A agenda desta terça inclui, às 10h, o dia do investidor da Vale em Londres. Ao meio-dia, a dirigente do Federal Reserve Michelle Bowman faz discurso nos Estados Unidos. Às 14h, em Brasília, o diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, profere palestra sobre “Funding da Construção – Oportunidades e estratégias financeiras” no Conexão CBIC, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com acesso aberto à imprensa.
No campo político, o presidente Lula participa às 12h50 de cerimônia sobre a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE). Às 16h40, visita a barragem Panelas II, em Cupira (PE), e às 17h10 participa da entrega da barragem e do anúncio da retomada das obras da barragem Igarapeba.
Continua depois da publicidade
Brasil
- 9h – Produção industrial
INTERNACIONAL
EUA e Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está ficando sem opções para renunciar e deixar seu país com o salvo-conduto garantido pelos EUA, após uma breve ligação com o presidente dos EUA, Donald Trump, no mês passado, na qual Trump recusou uma série de pedidos do líder venezuelano, de acordo com quatro fontes informadas sobre a ligação.
O telefonema, em 21 de novembro, ocorreu após meses de crescente pressão dos EUA sobre a Venezuela, incluindo ataques contra supostos barcos de contrabando de drogas no Caribe, repetidas ameaças de Trump de estender as operações militares para terra e a designação do Cartel de los Soles, um grupo que o governo Trump diz incluir Maduro, como uma organização terrorista estrangeira.
BRASIL
Política monetária
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que já faz “algum tempo” que a autarquia mantém o termo “bastante” em suas comunicações ao defender uma Selic restritiva por período “bastante prolongado”, enfatizando que essa contagem de prazo não zera a cada reunião de política monetária. Galípolo afirmou que o BC não tem sinalização sobre o próximo passo para os juros básicos porque segue analisando a evolução de dados a cada encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).
Impacto bilionário
Reajustes concedidos a servidores do Poder Executivo e a reestruturação e criação de novos cargos terão um impacto de R$ 4,2 bilhões no Orçamento do ano que vem, afirmou o Ministério da Gestão, em nota divulgada nesta segunda-feira, 1º. Os reajustes estão contidos em projeto de lei encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso nesta segunda-feira, 1º.
Michelle Bolsonaro
A disputa por uma vaga ao Senado no Ceará em 2026 provocou atritos na família Bolsonaro. Michelle Bolsonaro faz lobby dentro do PL pela vereadora de Fortaleza Priscila Costa, alinhada a pautas evangélicas e de defesa da família. Já o deputado André Fernandes defende que o nome indicado seja o de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes, após ser criticado por Michelle por negociar com o ex-ministro Ciro Gomes. A avaliação hoje é que o PL terá direito apenas a uma candidatura ao Senado no estado, deixando a segunda vaga para um partido aliado.
Continua depois da publicidade
PEC da Segurança Pública
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que o relator da PEC da Segurança Pública (PEC 18/25), deputado Mendonça Filho (União-PE), vai apresentar seu parecer aos líderes partidários na próxima terça-feira (2). Segundo Motta, a previsão é que o texto do relator seja votado na comissão especial na quinta-feira (4). Motta quer votar a PEC ainda neste ano em Plenário.
Mineração irregular
No Brasil, há 257.591 processos minerários em atividade, dos quais 95.740, o equivalente a 37%, apresentam algum tipo de inconsistência, de acordo com o Monitor da Mineração do MapBiomas, plataforma lançada nesta terça-feira (2). A ferramenta consolida dados de mais de 80 anos de processos da Agência Nacional de Mineração (ANM) e permite o cruzamento com o histórico da área minerada a partir de mapas anuais de cobertura e uso da terra no país.
De acordo com o coordenador da equipe Mineração do MapBiomas, César Diniz, o Monitor reúne e organiza dados dispersos, destaca situações atípicas e apresenta as informações de forma clara, compreensível e com acesso gratuito, tanto para órgãos de fiscalização e controle, quanto para jornalistas, pesquisadores e sociedade civil organizada.
Continua depois da publicidade
(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)
